Bem estar

Segurança em condomínios e prédios: entenda por que ela é maior

Falar sobre segurança em condomínios e prédios é sempre um assunto delicado. Isso porque temos que admitir, enquanto sociedade, que vivemos rodeados pela possibilidade de sermos vítimas de crimes.

Contudo, esse assunto é necessário, já que ajuda o investidor a tomar uma decisão com relação ao imóvel que pretende comprar. Como se sabe, adquirir uma casa ou apartamento é um grande investimento financeiro e, por isso, qualquer informação a mais pode fazer a diferença.

Pensando nisso, este artigo vai ajudá-lo a entender as razões que tornam um condomínio um lugar mais seguro para se viver. Boa leitura!

A análise da segurança é indispensável na hora de comprar imóveis

Antes de falarmos das características de cada habitação, é importante entendermos as consequências da violência em nossas vidas. Ela vai além do fato de perder um bem material ou sofrer uma lesão física. Essas experiências podem marcar a vida emocional e psicológica de uma pessoa.

ONG mexicana Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal mostrou que, entre as 50 cidades mais violentas do mundo em 2017, 19 são brasileiras. Esse dado nos dá uma dimensão do problema vivido pelo país.

Já uma reportagem do jornal gaúcho Zero Hora mostra que o cenário de insegurança fez com que os entrevistados mudassem seus hábitos. Atividades simples, como conversar com os vizinhos, tornaram-se grandes desafios do dia a dia.

Infelizmente, é comum conhecermos pessoas que passaram por alguma situação de insegurança, mas também sabemos de muitas outras que nunca tiveram problemas dessa natureza. É nesse ponto que precisamos focar: a sensação de insegurança.

Sentir-se inseguro afetará a vida do indivíduo, alterando sua rotina e podendo causar complicações de saúde, como a ansiedade. Por isso, ao decidir comprar um imóvel, é preciso analisar se as características do bem negociado trazem tranquilidade a você.

O planejamento é o diferencial na segurança em condomínios e prédios

Quando passeia pela cidade, uma pessoa se depara com diversos estilos de imóveis. Muitas casas trazem consigo a história de seus moradores, um estilo arquitetônico etc. No entanto, quem constrói uma casa não considera a segurança da mesma forma que os responsáveis por um condomínio fechado, por exemplo.

Isso não acontece por displicência do morador da imóvel, mas porque se trata de um custo elevado para ser arcado de forma individualizada. Em um condomínio, esse investimento é dividido entre muitos moradores, tornando-se acessível.

Mas essa é apenas uma das vantagens da segurança em condomínios e prédios. Vamos ver outros pontos positivos?

Monitoramento constante

Câmeras de segurança inibem a ação de criminosos. Em muitos casos, eles não atuam sem estudar o local do crime previamente, verificando se o ambiente conta com monitoramento.

As imagens, que são gravadas com cada vez mais discrição e tecnologia, conseguem fazer com que a pessoa mal-intencionada repense sua atuação. Mas, ainda que seja cada vez mais comum o uso de câmeras em residências, trata-se de um investimento relativamente caro, que exige planejamento financeiro por parte do proprietário.

Por essa razão, tal tipo de estratégia é adotado em casas de alto padrão, localizadas em bairros mais valorizados. Contudo, são raros os condomínios ou prédios que não fazem uso desse sistema como estratégia de segurança, pois os custos caem consideravelmente quando divididos entre todos os moradores.

Para concluir, é importante frisar que, mesmo havendo um arrombamento, a gravação do ato é fundamental para ajudar as autoridades a solucionarem o crime. Em muitos casos, é possível até recuperar os pertences da vítima.

Portaria 24 horas

Muitas pessoas se desfazem do trabalho do porteiro, pois acreditam que esse é um profissional desnecessário. Entretanto, tal colaborador é estratégico quando o assunto é segurança de condomínios e prédios.

Isso porque se trata de alguém que observará a movimentação no entorno do condomínio. Ele olhará constantemente as imagens das câmeras, podendo suspeitar de comportamentos estranhos de prestadores de serviço ou acompanhantes dos moradores.

Esse tipo de vigilância consegue inibir a atuação de criminosos. O Jornal Hoje mostrou, em 2014, a ação de uma porteira, em São Paulo, que evitou um assalto.

Regras de segurança interna

Tais resoluções são muito importantes para tornar o ambiente mais seguro e agradável, afinal as regras internas criam um padrão de comportamento entre os moradores. Tudo aquilo que foge do padrão chama a atenção dos vizinhos e funcionários. A vigilância torna-se mais fácil e eficiente.

Todavia, esse tipo de atitude só é possível em um condomínio, pois, fora desse ambiente, pode haver graves atritos entre os vizinhos. Essa ação, tão comum nos prédios, atende às expectativas das pessoas que desejam mais tranquilidade em suas rotinas.

Maior fluxo de pessoas

Quem vive em uma residência comum dificilmente encontrará seus vizinhos. Em alguns períodos do dia, é normal vermos ruas complemente vazias e suas casas fechadas, dando a impressão de abandono.

Esse cenário muda quando os moradores chegam de suas atividades — normalmente, ao final do dia. Por isso, pessoas mal-intencionadas sabem os horários em que suas ações não terão testemunhas.

Em um condomínio, porém, isso não ocorre, pois todos entram no prédio com um motivo: morar, visitar um morador ou prestar algum serviço. Esse fluxo controlado de pessoas, durante todo o dia, também é capaz de inibir a ação de criminosos.

Como vimos neste artigo, os condomínios oferecem vantagens com relação às casas comuns quando o assunto é segurança. É claro que não há como assegurar, com 100% de certeza, se alguém será ou não vítima de um assalto, mas é possível garantir que vulnerabilidades sejam identificadas e corrigidas, garantindo eficiência e segurança aos moradores.

A segurança em condomínios e prédios é estudada com base em aspectos como infraestrutura, funcionários e o uso da tecnologia disponível. Tudo isso é oferecido a um custo acessível ao morador.

Faça uma lista das vantagens citadas neste post e pesquise quanto custaria aplicá-las em apenas uma casa. O valor provavelmente superará o custo de qualquer mensalidade de condomínio.

A segurança em condomínios e prédios é apenas um dos muitos benefícios de se viver nesses locais. Quer saber quais são os outros? Então, continue conosco e saiba o que torna os condomínios mais agradáveis do que uma casa comum!

Você pode gostar
5 motivos para você morar em um condomínio para famílias
Como escolher um playground infantil de condomínio?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This