Meu imóvel

Por que você deveria optar por um apartamento com varanda

Quem tem apartamento com varanda está no hall dos donos de imóveis mais valorizados. Por ser uma opção que agrega conforto e um certo charme ao local — além de expandir o espaço —, os apartamentos que contam com a varanda têm cada vez mais valor.

Sendo assim, é muito interessante considerar esse item na hora da compra. É sobre esse assunto que falaremos hoje, abordando quais são os benefícios pontuais de contar com uma varanda no apartamento, além de dar 5 dicas sobre como aproveitá-la melhor. Acompanhe!

Quais são os benefícios de ter um apartamento com varanda?

Muitas pessoas não têm noção da utilidade de uma varanda, simplesmente por pensar nela como um ambiente obsoleto, no qual nenhuma construção visual pode ser feita e nenhuma função pode ser executada — mas essa visão não procede.

A verdade é que a varanda pode elevar a qualidade de vida do morador. Veja a seguir 5 vantagens de ter um apartamento com varanda!

Comodidade para quem mora

Quando você deseja estar em um ambiente aconchegante com a sua família, qual é o primeiro lugar que vem à mente? É estranho quando a sua casa não é o lugar mais confortável onde se pode estar, certo?

Imagine que você vai a um restaurante. Além de ter que se preocupar com o deslocamento e todas as condições envolvidas, ainda vai gastar bem mais e estar em um ambiente com menos privacidade e menos familiaridade. A varanda confere esse conforto para você e sua família.

Conforto para receber convidados

Falando em conforto, não podemos esquecer dos eventos em casa. Para receber pessoas queridas ou até mesmo proporcionar um momento especial de interação à sua família, é fundamental que o apartamento tenha um espaço reservado e adequado.

A varanda aparece mais uma vez como solução. Você recebe seus entes queridos em um ambiente familiar, tendo tudo o que precisa bem perto. Uma área gourmet, por exemplo, pode contar com forno para pizza, churrasqueira etc.

É um ambiente social privilegiado e requintado, percebe? Você promove um encontro com um toque de sofisticação, sem precisar se preocupar com agentes externos atrapalhando o clima.

Mais privacidade para os momentos

Quem é da família sempre quer se sentir em casa. Quando o apartamento não conta com um ambiente externo que possa abrigar os encontros, é necessário recorrer a estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes, cafés, entre outros.

Acontece que todos esses ambientes pedem um código de comportamento, além de demandarem burocracias no atendimento.

Quando você tem uma varanda para desfrutar de atividades como as propostas, você pode rir alto, se levantar e ir a outro ambiente a qualquer instante, ter os utensílios necessários à mão, comer o quanto quiser e usar seus chinelos preferidos!

Isso torna o momento muito mais despojado e agradável para todos os familiares e amigos.

Melhor iluminação e ventilação

Não há nada melhor do que iluminação natural. Além de ser um elemento decorativo, contar com a luminosidade do dia agrega qualidade de vida para quem a acessa. Viver no escuro ou apenas com iluminação artificial não faz bem. Ao dispor de uma varanda, você pode curtir o quentinho do sol e a luz do dia sem sair de casa — e também pode aproveitar para cultivar plantas, se for do seu interesse.

Outro ponto importante é a ventilação. Viver em um ambiente abafado pode ser prejudicial à saúde em função do mofo, que piora a qualidade do ar. A abertura da varanda carrega consigo esse frescor da estação, trazendo um pouquinho dos elementos naturais para dentro de casa.

Decoração diferenciada

A varanda pode ser o local diferenciado da casa. Mesmo que porta a dentro você resguarde uma decoração mais clean, na varanda você pode deixar sua imaginação à vontade.

É possível trabalhar o visual a partir da sua intenção para aquele espaço. Você gostaria de destiná-lo a quais atividades? Pense na construção de conceitos a partir daí!

Como aproveitar melhor o espaço da varanda?

Pegando um gancho nisso de decorar de acordo com a intenção de uso do ambiente, vale ressaltar que cada fim pede um estilo. Separamos 5 modos de trabalhar a varanda, a fim de aproveitá-la ao máximo como ambiente externo que agrega valor ao apartamento. Confira!

Montando uma área gourmet

Todos os utensílios para um belo almoço de domingo ou jantar de confraternização podem estar bem colocados na varanda, afinal a gastronomia une as pessoas.

Além de churrasqueira e forno, não deixe de pensar em balcões, chapas, fogão a lenha e tudo mais que o seu desejo permitir. Armários condizentes com a proposta, mesa de madeira, bancos altos, um estilo vintage ou ultra moderno: há um mundo de possibilidades!

O mais importante é pensar na segurança, no conforto e na facilidade ao se apropriar do espaço.

Criando um ambiente para descanso

Sua intenção com a varanda pode não ser fazer uma área para celebrar a gastronomia, mas ter um cantinho na casa onde a tranquilidade reina. Nesse caso, enormes almofadas são bem-vindas, além de sofás muito macios.

As cores também estão envolvidas nesse processo. Dê preferência àquelas que não são agressivas e inspiram paz, como o azul e o verde claro. Dependendo do modelo de varanda é possível colocar uma rede para descansar e relaxar!

Fazendo um local para leituras

Sofá, poltronas, almofadas, um tapete bem grande e fofo, algumas prateleiras e mesinhas, além de uma multidão de revistas, jornais, livros etc. A varanda também pode ser um lugar da casa destinado à leitura para as famílias que têm esse hábito.

Aprofundando a ideia, quem trabalhar com algum tipo de arte pode deixar tudo disponível na varanda: cavaletes, telas, tintas e pincéis. Com um pouco de criatividade, um ambiente divertido pode surgir.

A luz solar colabora para essas atividades. Criar um ambiente especial para fins como esse faz com que as crianças da casa tenham mais interesse em participar, além de sinalizar aquele ambiente como especial para realizar tais ações.

Plantando um jardim vertical

Quem nunca quis ter uma horta em casa? Embora haja a desculpa de que os espaços para moradia não comportam esse tipo de iniciativa, os jardins verticais estão aí para provar que só não adere ao cultivo quem não quer.

A ideia é ter um painel que suporte os vasos e as mudinhas em toda a extensão da parede. Assim, você pode cultivar uma mini-horta e cuidar das suas plantas, garantindo o acesso ao sol e a possibilidade de interação do verde natural com a casa.

Decorando com e para a família

A varanda pode ser o ambiente mais descontraído da casa ou ter uma função específica, e a decoração deve entrar nessa brincadeira. Por ser um local onde todos da casa desejam passar bons momentos, quebrando a rotina, que tal convidá-los para escolher os itens para a composição?

Invista nas cores e pense em um resultado final que contemple a participação de todos. O apartamento com varanda garante a abertura que a família precisa para liberar a criatividade e desfrutar de atividades diferenciadas, além de se sentir segura e em casa ao mesmo tempo.

Para encontrar a opção ideal para você, entre em contato conosco! Somos especialistas e vamos esclarecer todas as dúvidas, ajudando você a encontrar o melhor espaço para aumentar a qualidade de vida de toda a família!

Guia prático para comprar um imóvel sem errosPowered by Rock Convert
Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Confira 7 dicas de como escolher o melhor andar do apartamento
4 dicas para ajudar você a investir o décimo terceiro

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This