Meu imóvel

Por que comprar um imóvel próprio agora?

O sonho de muita gente é sair do aluguel e comprar um imóvel próprio. A sensação de receber as chaves da sua propriedade é algo indescritível, e a possibilidade de residir em um local particular é algo que eleva a autoestima de qualquer pessoa.

Porém, algumas pessoas ainda têm dúvidas se esse é o melhor momento para realizar a compra. Com o intuito de esclarecê-lo e para que você possa deixar as incertezas para trás, apresentamos alguns motivos para que você adquira o seu imóvel agora mesmo. Acompanhe:

Imóvel é um investimento seguro

Para a maioria das pessoas, a compra de um imóvel próprio é algo feito apenas após muita reflexão, conversas e contas. Afinal, a decisão não é simples e o impacto econômico nas finanças familiares pode ser elevado.

Uma das vantagens de se comprar uma propriedade residencial agora se deve à segurança que essa forma de negociação implica. Enquanto a maioria dos investimentos depende do “bom humor” do mercado financeiro — um exemplo é a bolsa de valores, que sofre bastante com as constantes variações —, o setor imobiliário não tem tantas oscilações.

Outro ponto positivo é que, ao adquirir um empreendimento, o comprador está construindo um patrimônio. Essa é uma segurança maior para quem pensa em ter uma família ou aumentar a que já possui.

O imóvel comprado hoje pode ser uma ótima fonte de renda futura. O proprietário tem a opção de alugar essa propriedade e garantir uma renda mensal, caso decida comprar outro empreendimento daqui a alguns anos. Outra opção é utilizar o imóvel comprado hoje como parte do pagamento na negociação de uma nova propriedade. Em caso de valorização da residência, você terá uma ótima lucratividade.

As condições para comprar um imóvel próprio estão favoráveis

Podemos dizer que a economia é cíclica. Ou seja, em alguns momentos ela terá períodos de queda para, em seguida, ter fases de alta. Estamos vivendo em uma etapa de baixa, o que é ruim para alguns setores, mas é ótimo para os compradores de imóveis.

A concorrência pela quantidade de ofertas disponíveis no mercado faz com que os preços das propriedades residenciais, tanto nos empreendimentos prontos quanto aqueles ainda na planta, estejam mais atrativos.

Há, no mercado, imóveis que atendem a todo tipo de consumidor. Agora é a hora de aproveitar a oportunidade favorável para fazer uma excelente compra, especialmente na relação custo-benefício, antes que a “roda” da economia gire e os preços das propriedades subam.

Mais facilidades na negociação

Justamente por existir uma grande oferta de imóveis no mercado é que a situação está mais favorável para fechar um negócio. E, nesse contexto, a vantagem é do comprador, que pode negociar a propriedade desejada por um orçamento mais baixo.

Caso opte pela compra de um imóvel na planta, você poderá negociar alguns benefícios com a construtora. Essa prerrogativa podem ser de ordem financeira ou, por exemplo, a possibilidade de o futuro proprietário fazer alterações no projeto original do empreendimento sem maiores custos.

Se a escolha for por uma propriedade pronta, durante a negociação, você poderá oferecer um valor abaixo daquilo que inicialmente a imobiliária ou o atual dono estão pedindo. A possibilidade de sucesso na transação é grande, uma vez que, em muitos casos, manter um imóvel fechado por muito tempo é mais caro do que aceitar um valor mais baixo em uma negociação.

Lembre-se de que, se você tiver um valor de entrada maior ou condições de fazer o pagamento à vista, certamente haverá mais vantagens disponíveis. Não tenha vergonha de pechinchar e aproveite o momento favorável para fazer a melhor transação possível.

Várias opções no mercado

Outra vantagem de se comprar um imóvel próprio agora é a possibilidade de escolher aquele que atenda às necessidades e tenha as comodidades que a família procura. Mais uma vez, isso é facilitado pela alta oferta de propriedades.

Empreendimentos para todos os bolsos e pessoas dos mais diferentes perfis estão disponíveis no mercado. Basta apenas fazer uma pesquisa que, provavelmente, o comprador encontrará aquele imóvel que atenda às suas demandas de qualidade de vida por um valor justo.

Você deve aproveitar o momento para adquirir uma propriedade que possibilite uma boa valorização futura. A escolha não deve contemplar apenas as comodidades do imóvel, mas também da região onde o empreendimento está localizado.

Um imóvel com vista para o mar terá uma valorização muito maior do que um que esteja dentro do bairro, por exemplo. Empreendimentos próximos às comunidades podem ser adquiridos por valores abaixo do mercado, mas, por outro lado, não serão valorizados.

O FGTS pode ser utilizado

Uma facilidade da qual a pessoa pode dispor para comprar um imóvel é utilizar os recursos disponíveis em sua conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O FGTS é um benefício pago pelo empregador a todo trabalhador contratado em regime de Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e depositado em uma conta na Caixa Econômica Federal. O dinheiro somente pode ser sacado em condições específicas — uma delas sendo para a compra da casa própria.

Para que o FGTS possa ser utilizado para esse fim, algumas regras precisam ser respeitadas:

  • são necessários, pelo menos, 3 anos de trabalho com carteira assinada, mesmo que seja em empresas e períodos diferentes;
  • o comprador não pode possuir financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • ele também não pode ser dono de outro imóvel na mesma região metropolitana em que está localizada a nova propriedade;
  • o empreendimento tem que estar situado na região metropolitana em que reside a pessoa que está comprando o imóvel.

Como a rentabilidade anual do FGTS é inferior à valorização média do mercado imobiliário, é mais aconselhável investir o dinheiro em uma propriedade do que deixá-lo na instituição bancária rendendo pouco.

Maior estabilidade econômica

Um dos bons motivos para se comprar um imóvel nesse momento é a estabilidade que essa negociação proporciona ao comprador. Quando uma pessoa é inquilina, ela sabe que o valor cobrado pelo aluguel subirá ao longo dos anos.

Se o preço afetar o orçamento familiar e a renegociação não for possível, o locatário terá que deixar a propriedade e alugar outro imóvel — muitas das vezes em situações menos favoráveis que a atual. Quem reside no próprio imóvel não tem essa insegurança.

Outro ponto que favorece a estabilidade é na aposentadoria. Os gastos com a saúde na terceira idade aumentam muito, e não ter custo fixo com o aluguel alivia as despesas da família. Ter uma propriedade, enfim, ajuda a ter um pouco mais de tranquilidade em todos os estágios da vida.

Garantia de previsibilidade

A compra de um imóvel garante uma previsibilidade para o proprietário, que, tendo uma noção de seus gastos futuros, conseguirá fazer um planejamento financeiro eficiente e que não afete o orçamento familiar.

Caso a propriedade tenha sido adquirida por meio de um financiamento imobiliário, por exemplo, o proprietário saberá quando as parcelas vencerão e qual o valor que deverá ser quitado. Com essas informações, o controle financeiro tem mais possibilidades de ficar dentro das estimativas.

Comprar um imóvel próprio pode ser, ao mesmo tempo, uma tarefa realizadora e complicada. Afinal, nesse momento tão especial, é preciso ter certeza que a nova propriedade mereça o título de lar. Para não fazer uma escolha errada, contrate uma imobiliária de renome, que consiga sanar as suas dúvidas e acompanhar o processo com idoneidade, para que o seu sonho seja realizado!

O artigo ajudou a tomar uma decisão? Você fará a compra de um imóvel próprio? Aproveite e nos siga nas redes sociais — estamos no Facebook, no Google+ e no YouTube — e receba as mais importantes informações sobre o mercado imobiliário em Fortaleza!

Guia prático para comprar um imóvel sem errosPowered by Rock Convert
Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Como funciona a vistoria de apartamento e qual é a sua importância?
Aprenda a escolher o tamanho de apartamento ideal para a família

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This