Bem estar

Espaço kids no condomínio: conheça as vantagens para as crianças

Comprar um imóvel é um importante investimento financeiro. Não por acaso, os compradores costumam pesquisar muito bem antes de fechar um negócio. No entanto, realizar o sonho da casa própria também significa investir no bem-estar familiar. Por isso, o interessado deve prestar atenção ao chamado espaço kids do condomínio.

Espaço kids nada mais é do que uma área desenvolvida para atender às necessidades de uma criança com relação à sua recreação. Muitos pais ignoram a importância desse tipo de local, o que é um erro. Por esse motivo, listamos aqui algumas vantagens que esse tipo de ambiente pode oferecer aos seus filhos. Vamos lá?

1. O espaço kids alia brincadeira com segurança

Infelizmente a violência urbana priva as crianças de brincarem nas ruas. No entanto, é muito complicado explicar para os pequenos os motivos pelos quais eles não podem aproveitar os espaços públicos como as praças para se divertirem.

Em muitos casos esses espaços nem recebem a devida manutenção das prefeituras. Brinquedos antigos oferecem riscos àqueles que tentam brincar. Além disso, a falta de poda nas árvores e na grama faz com que esses locais se tornem propícios para o consumo de drogas e práticas de crimes, contribuindo para a insegurança.

Por essas e outras razões, os condomínios estão dedicando atenção em seu planejamento para proporcionar aos moradores uma boa experiência infantil, com um espaço kids de qualidade. Desse modo as crianças não são penalizadas pela ineficiência do poder público, podendo se divertir ao mesmo tempo em que seus pais estão tranquilos.

2. Incentiva as crianças a saírem da frente do celular

Não se trata de proibir o uso de smartphones por crianças, mas de entender que a utilização em excesso pode prejudicá-las. Pesquisas indicam que crianças que passam muito tempo diante das telas dormem menos. Contudo, o sono na infância tem um papel fundamental para o desenvolvimento do organismo.

A pergunta que fica é: por que os pais estão fazendo dos celulares as babás eletrônicas das crianças? A resposta pode estar no item 1 deste artigo, mas também por uma comodidade em ver o filho entretido — além da falta de conhecimento sobre os malefícios do uso abusivo dos smartphones.

O ideal é que as crianças possam usar a tecnologia, mas também tenham um local para brincar. Por isso morar em um condomínio com espaço kids é tão importante. Esse tipo de ambiente pode incentivar as crianças na prática de atividades físicas — que é o próximo tema deste artigo.

3. Incentiva a prática de atividades físicas

Sabe quando você decide praticar um exercício mas o mau tempo o desanima? Pois bem, com as crianças pode ocorrer algo semelhante quando impomos a prática de uma atividade física. Essa obrigatoriedade pode fazer com que ela crie uma resistência, associando o exercício a algo ruim.

Ainda assim, fazer exercícios é algo muito importante e deve ser estimulado pelos pais. Um espaço kids pode ajudar nesse desafio, pois ele proporciona liberdade, fazendo com que a criança sinta prazer ao se exercitar.

Além disso, esses espaços podem ser usados para que os pais apresentem diferentes esportes aos filhos, descobrindo com o qual eles se identificam e, desse modo, percebendo em qual prática eles se sentiram mais confiantes e alegres. Um espaço kids é ideal para o pai poder aprender mais sobre seu filho apenas observando-o.

A falta de interesse das crianças pelos exercícios já preocupa os pediatras, que recomendam aos pais que incentivem a prática e reduzam o tempo de televisão dos filhos. Essa preocupação vem do aumento no número de casos de problemas de saúde relacionados ao sedentarismo nessa faixa etária.

Esses problemas podem ser evitados quando a família vive em um condomínio que oferece a possibilidade da prática esportiva e recreativa.

4. Estimula a imaginação por meio das brincadeiras

Quando crianças, a imaginação se torna uma bela companheira de aventuras, criando universos inteiros e possibilitando a resolução de problemas de forma criativa. Por isso, é muito importante que os pais incentivem seus filhos a buscarem a imaginação nos momentos de ócio.

Desenhar, escrever, pintar e outras atividades artísticas podem ser de grande ajuda na hora de estimular a criatividade dos filhos. Entretanto, nem todas podem ser realizadas dentro de casa.

Nessas horas o espaço kids surge como uma excelente alternativa, pois oferece liberdade para as crianças se desenvolverem — sem fazer bagunça dentro de casa. Basta que os pais deem uma folha em branco e algumas canetinhas ao filho para que ele fique contente e desenvolva a imaginação!

5. Ajuda na socialização das crianças

Cada pessoa é de um jeito. Algumas são mais tímidas e outras mais extrovertidas, e não há problema algum nisso. O mesmo pensamento vale quando analisamos o comportamento infantil.

Contudo, existe uma diferença entre uma criança tímida e outra que não foi estimulada a interagir. Em um espaço kids os pequenos são estimulados a brincar com outras crianças, e isso ajuda a melhorar sua autoestima e a faz com que eles desenvolvam qualidades como a capacidade dividir um brinquedo com outra criança.

Quando os pais têm a oportunidade de observar o comportamento de seus filhos ao interagirem com outras crianças, eles podem perceber aspectos que devem ser corrigidos na educação do filho, como um comportamento agressivo.

6. É uma alternativa nos períodos de férias

As férias escolares costumam desafiar a criatividade daqueles que têm filhos, afinal, nem sempre os pais também estão em férias. Além disso, não é viável sair todos os dias com as crianças. Esse é outro motivo para escolher um condomínio com área de lazer para crianças, pois esse local é uma opção para os momentos nos quais as crianças precisam se distrair e os pais precisam trabalhar.

Agora que você entendeu as vantagens de morar em um condomínio com espaço kids, não deixe de avaliar esse item como um investimento e não apenas como um mero adicional. Aliás, se você é recém-casado, é muito importante pensar em um espaço de lazer para seus filhos, mesmo que ainda não os tenha.

Se você gostou deste artigo, não deixe de nos seguir nas redes sociais para ficar por dentro de outros conteúdos! Estamos no Facebook, no YouTube e no Google +!

Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Contato com a natureza: como morar em áreas verdes melhora a saúde
Saiba onde morar em Fortaleza

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This