Decoração

Decoração do quarto de casal: como conciliar o estilo dos parceiros?

Muitas pessoas desejam que a decoração da casa consiga refletir sua personalidade. Contudo, o design de interiores de um quarto de casal pode ser um grande desafio. Afinal, por ser um espaço íntimo de duas pessoas, é preciso conciliar os gostos de ambas.

Por isso, muita atenção será necessária para compor esse cômodo, pois ele precisa agradar os dois moradores, além de ser confortável e aconchegante. Para isso, é recomendável procurar por referências, estudar o melhor aproveitamento do espaço, escolher um mobiliário adequado e conseguir atender às necessidades de cada pessoa. Dessa forma, o ambiente será capaz de oferecer descanso e ainda conseguir abrigar os objetos pessoais.

Para ajudar você a vencer esse desafio, foi feito esse artigo com algumas dicas que serão úteis na hora de decorar um quarto de casal. Vamos começar?

Priorize o conforto

Ao pensar em um quarto, a primeira imagem que vem à mente é a de um espaço aconchegante, ideal para aquela revigorante noite de sono depois de um dia cansativo. Por isso, o dormitório deve proporcionar condições para que a pessoa consiga relaxar e recarregar suas energias.

Para que isso seja possível, será preciso pensar na composição desse ambiente de maneira estratégica, escolhendo móveis que não atrapalhem a circulação ou prejudique a sensação que se deseja passar. Nesse ponto, é essencial ter um pouco mais de atenção na definição do colchão, pois será preciso escolher um que caiba no quarto e que proporcione conforto para o casal.

Ao compor o espaço, não se esqueça dos outros apetrechos que proporcionam conforto, como as almofadas, os travesseiros e as colchas. É preciso que esses itens não destoem do resto da decoração, por isso é recomendável que se use roupas de cama mais discretas.

Escolha um estilo que agrade os dois

Por ser um ambiente de duas pessoas, é comum existir certo “conflito” no momento de escolher um estilo para decorar o quarto do casal. Apesar de ser comum o gosto da esposa se sobressair, o ideal é conseguir conciliar a vontade dos dois, pois é preciso que esse espaço represente a personalidade de ambos.

Dessa forma, a decoração do dormitório não deve expressar o estilo individual de um dos moradores e sim o do casal. Para isso, é preciso que a composição do espaço utilize um estilo que agrade e represente os dois.

Mesmo que exista uma discordância sobre qual estilo usar, é possível compor um ambiente usando elementos de cada um. O que resulta em um quarto com uma decoração diferenciada e única.

Utilize uma base neutra

Antes de começar a pensar nos elementos que constituirão um ambiente, é preciso escolher uma paleta de cores que influenciará na composição do espaço. Afinal, para estar bem decorado e proporcionar o conforto desejado, é preciso que o cômodo possua uma harmonia, a qual é proporcionada por tonalidades que se combinam.

Além disso, as cores influenciam no humor das pessoas, o que aumenta a importância de definir uma paleta coerente com espaço decorado.No entanto, ao decorar um quarto de casal, é comum existir uma discordância quanto à cor desse ambiente. Por isso, para conseguir agradar os dois e ainda proporcionar um local propício ao descanso, recomenda-se o uso de uma paleta de cores neutra, com o predomínio de tons pastéis.

Dessa forma, os elementos que compõem o dormitório devem possuir tons mais suaves e menos impactantes. Para trazer mais sofisticação ao quarto, pode-se utilizar componentes que possuam texturas, como um papel de parede. De qualquer forma, o mais importante é que a decoração desse cômodo seja harmoniosa e relaxante, a qual é ideal para boas noites de sono.

Invista em um projeto de iluminação

Outro importante elemento da decoração que influencia diretamente no conforto de um cômodo é a iluminação. Por isso, é preciso ficar atento a vários detalhes desse componente, sendo que o recomendável é que exista um projeto luminotécnico que harmonize os diferentes elementos e deixe o espaço iluminado de maneira agradável.

Vale a pena lembrar de que o projeto luminotécnico tem como objetivo especificar as lâmpadas e as luminárias mais apropriadas, de maneira a proporcionar conforto visual e uma iluminação adequada à atividade que se pretende realizar no espaço.

Outro ponto a ser considerado é a tonalidade da luz a ser usada no quarto, pois uma escolha errada pode transmitir uma sensação inadequada ao ambiente. Por isso, é recomendável utilizar nos dormitórios lâmpadas que possuam tons quentes, como o amarelo, pois proporciona conforto e são ideais para os locais de descanso.

Use móveis práticos

Nos últimos anos, o mercado imobiliário tem priorizado os imóveis pequenos. Apesar do espaço reduzido, com um bom projeto de design de interiores é possível aproveitar cada centímetro da residência, o que proporciona amplitude. Sendo assim, uma boa solução é utilizar móveis práticos e multifuncionais, os quais podem ser feitos sob medida.

Para conseguir agradar o casal, é recomendada a existência de um criado-mudo em cada lado da cama, o que permite cada um organizar os seus pertences. Já para quem gosta de assistir televisão no quarto, o uso de um painel deixa um ambiente ainda mais aconchegante e incorpora o aparelho de maneira harmônica.

Outra forma de valorizar melhor os espaços em um quarto pequeno é aproveitar as paredes. Sendo assim, instale prateleiras e nichos que ajudarão na organização do cômodo. Além disso, o uso de espelho é uma ótima solução para quem deseja criar a ideia de amplitude.

Faça uma decoração funcional

Para valorizar ainda mais o espaço de um quarto de casal, uma boa saída é pensar na funcionalidade dos elementos que estarão no ambiente. O importante é conciliar o gosto dos dois, de modo que cada componente exalte a personalidade de ambos. Portanto, escolha móveis inteligentes e multifuncionais na decoração.

É possível aproveitar o espaço que existe debaixo da cama para instalar gavetas, as quais podem ser usadas para guardar roupa de cama. Da mesma forma, a cabeceira pode ser acolchoada para proporcionar ainda mais conforto à cama.

Como é possível perceber, não é muito difícil conseguir conciliar os gostos pessoais na decoração de um quarto de casal. Contudo, é preciso pensar cada detalhe com atenção, pois dessa forma evita-se cometer erros. Para ter um resultado ainda melhor, pense em contratar um profissional para ajudá-lo a compor esse espaço.

Caso tenha gostado dessas dicas, não deixe de compartilhá-las em suas redes sociais. Com certeza um de seus amigos também as acharão úteis. Até a próxima!

Você pode gostar
Como decorar uma casa com crianças?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This