Bem estar

Como um casal com filhos pode escolher o apartamento ideal para morar

A escolha do apartamento ideal para morar com a sua família é um processo que leva tempo e necessita de bastante atenção. Além disso, um casal com filhos deve considerar o bem-estar de todos, priorizando a comodidade e a segurança de toda a família.

Contudo, na correria do dia a dia, alguns aspectos não são observados com a devida atenção. Para ajudá-lo nisso, listamos, neste artigo, alguns pontos essenciais na hora de escolher um apartamento.

Continue a leitura e descubra como um casal com filhos pode escolher o apartamento ideal para morar.

Observe o tamanho do imóvel

A compra de um apartamento é um passo muito importante na vida de todo casal. Por isso, deve ser algo bem pensado e planejado. Sendo assim, é fundamental saber o tamanho ideal do apartamento que sua família necessita.

Quando esse ponto é deixado em segundo plano, pode causar arrependimentos e até perda de dinheiro com reformas e adaptações. E, se a situação ficar ainda mais grave, pode ter que passar pela situação de buscar um novo imóvel mais cedo do que você esperava.

Você precisa escolher um apartamento que esteja adequado às suas necessidades pessoais e às do casal, atendendo ainda às expectativas, preferências e demandas da vida em família — como o conforto dos filhos.

Desse modo, comece considerando o tamanho atual da sua família. Todos devem ter um espaço e você ainda deve avaliar os planos futuros — como o desejo de ter mais filhos. Considere os planos de médio e longo prazo.

Outro aspecto que deve ser visto envolve os animais de estimação. Sua família tem planos de ter algum? Muitos condomínios têm espaço para animais, facilitando os cuidados com os pets.

Fique atento também à quantidade de vagas na garagem, pois cada adulto pode ter seu carro próprio e, dependendo da situação, um terceiro veículo pode também ocupar o espaço, levando em conta que a babá das crianças pode precisar de um outro carro para levar seus filhos para os compromissos deles.

Avalie as opções de lazer do condomínio

O condomínio que tem uma área de lazer completa é mais vantajoso do que aquele que não tem. Contudo, não basta apenas ter um espaço desses. Ele precisa ser funcional e atender às necessidades de todas as idades — tanto adultos quanto crianças.

Uma família é composta por pessoas de idades diferentes, portanto, a área de lazer deve servir como uma opção de diversão para toda a família.

Entre algumas opções de lazer do condomínio, temos o salão de festas. Esse espaço permite que você comemore datas especiais dentro da segurança e conforto do seu condomínio.

Piscina é outra opção clássica de lazer — e quando há uma para adultos e outra para crianças, melhor ainda. Afinal, é muito prazeroso aproveitar um dia de sol na piscina, levando poucos minutos da sua porta para chegar até ela.

O apartamento ideal para um casal com filhos também deve ter, na estrutura do condomínio, uma academia. Assim, fica mais fácil praticar exercícios físicos — inclusive quando as crianças estão em casa.

Para as crianças, um playground também é bastante útil. Elas podem se divertir a qualquer momento e ainda fazer amizades — ideal para os fins de semana e períodos de férias nos quais vocês não viajam.

Outras opções de lazer são: salão gourmet, quadra poliesportiva, brinquedoteca, espaço teen, sala de cinema, espaço pet, salão de jogos, churrasqueira e forno de pizza.

Veja como funciona o esquema de segurança do condomínio

A segurança da sua família deve vir em primeiro lugar. Por esse motivo, é imprescindível que o apartamento ideal para vocês morarem esteja dentro de um condomínio com o mais completo esquema de segurança.

Os profissionais que trabalham no condomínio, como os porteiros, zeladores e seguranças, devem demonstrar conhecimentos específicos e atualizados para aplicar medidas preventivas que mantenham a área segura.

Para reforçar a proteção do local, o condomínio deve dispor de uma segurança eletrônica composta por câmeras, sensores e alarmes. O investimento em tecnologia favorece a reputação do condomínio, tornando-o mais passível de ser escolhido para moradia.

Da mesma maneira, deve haver um controle eficaz de pessoas nos acessos do condomínio — tanto para as visitas quanto para os prestadores de serviços, exigindo identificação, e confirmando se estão sendo aguardados ou não.

Em muitos condomínios, o processo de identificação é falho ou, até mesmo, inexistente. Portanto, isso deve ser feito por profissionais qualificados e capacitados para tal. Durante a escolha do apartamento, aproveite para conversar com a administração sobre essa questão.

Verifique também a existência de mecanismos que tornam o condomínio mais seguro, como identificação biométrica para os moradores ou tags de acesso — cartões ou pequenos objetos que liberam a entrada.

O mesmo vale para a entrada e saída de veículos, que precisa de um controle maior para que você, como morador, tenha total segurança. Assim, você tem a garantia de morar em um lugar que o mantém confortável e seguro.

Garanta a proximidade com serviços essenciais

Outro ponto que deve ser considerado nesse processo de escolha é a proximidade do apartamento com os serviços essenciais para você e sua família. Por isso, vamos começar com a escola das crianças.

Boas escolas próximas ao apartamento garantem a ida e a volta dos pequenos com mais rapidez, sem a necessidade de cruzar a cidade e, para isso, ter que acordar cedo demais ou passar longos minutos no trânsito intenso.

O mesmo vale para as atividades complementares que elas fazem, como escolas de idioma, música, reforço ou especializadas em algum exercício físico. Tê-las por perto também é uma comodidade para os pais.

Gasta-se menos com o transporte das crianças, e os trajetos de ida e volta podem ser incluídos na sua rotina. Além disso, serviços como restaurantes, lojas, centros comerciais e lavanderias devem estar próximos.

Eles tornam o dia a dia mais fácil e completo, pois você evita longos deslocamentos para resolver situações simples — como almoçar fora, comprar um presente ou colocar o tapete da sala para lavar em um lugar especializado.

Na hora de escolher o apartamento ideal para morar, um casal com filhos precisa considerar esses pontos essenciais. Eles são voltados para o bem-estar da família, promovendo aspectos importantes, como o conforto e a segurança.

Gostou das nossas dicas? Então, deixe seu comentário no post e aproveite para tirar dúvidas e fazer considerações.

Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Opções de lazer para fazer com a família em Fortaleza
Conheça aqui 7 vantagens de morar em um condomínio-clube

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This