Meu imóvel

Como escolher uma construtora em Fortaleza?

O interesse por imóveis na planta atrai famílias em busca da casa própria e pessoas interessadas em investir no mercado imobiliário. Os preços mais baixos e a valorização do imóvel depois que a obra é entregue fazem valer a pena a espera para que o empreendimento seja finalizado.

Porém, para ter garantia de estar fazendo um bom negócio, é importante escolher com cuidado a sua construtora em Fortaleza. Neste artigo, vamos falar sobre os detalhes que precisam ser considerados antes de escolher uma construtora e fechar negócio. Confira!

Pesquise o histórico da construtora em Fortaleza

Prefira trabalhar com empresas conhecidas em Fortaleza. Construtoras com tradição costumam ter boa saúde financeira. Além disso, essas empresas contam com a expertise necessária para oferecerem empreendimentos localizados em áreas da cidade que estão em pleno desenvolvimento e que garantem a valorização do imóvel.

Outra vantagem de trabalhar com construtoras reconhecidas na região de Fortaleza, é que será mais fácil encontrar referências de condomínios já entregues e anos de tradição da empresa no mercado.

Informe-se sobre a qualidade dos empreendimentos já entregues pela construtora

Nesse quesito, é importante ficar de olho no memorial descritivo do imóvel que está sendo negociado. Verifique o tipo de acabamento que a construtora pretende entregar nas áreas internas do imóvel e informe-se sobre o padrão de qualidade dos materiais que serão utilizados.

Quanto às áreas externas e espaços de lazer, procure investigar se no histórico de condomínios já entregues pela construtora existem reclamações quanto a infiltrações, rachaduras e piscinas com problemas de vedação.

Estude o portfólio da construtora

A forma mais fácil de encontrar referências sobre a construtora escolhida e ter certeza do tipo de empreendimento que está sendo adquirindo é visitando alguma obra já pronta.

Para isso, é importante pesquisar o portfólio da empresa e buscar informações sobre condomínios e imóveis que já foram entregues. A maioria das construtoras mantém sites atualizados com as obras em fase de lançamento, construção e entrega, o que facilita essa pesquisa.

Outro ponto importante a ser considerado ao analisar o portfólio, é investigar se a empresa tem experiência de construção do tipo de empreendimento que será adquirido. Muitas empresas com vários anos no mercado se destacam na construção de obras que não são voltadas para a habitação, como shoppings, hotéis, edifícios comerciais etc. Ao escolher uma construtora, vale a pena dar preferência àquelas que já têm experiência na construção de unidades residenciais.

Investigue a saúde financeira da construtora

Um dos grandes receios de quem pensa em investir em um imóvel na planta é quanto à possibilidade da construtora abrir falência durante a fase das obras. O receio dos compradores é que, ao falir, a obra não possa ser concluída e o empreendimento não chegue a ser entregue.

Para evitar esse tipo de dor de cabeça, verifique se o empreendimento desejado possui patrimônio de afetação. Nesse caso, o empreendimento se torna uma empresa independente da construtora, com CNPJ próprio. O patrimônio de afetação é um instrumento jurídico criado para evitar que os recursos destinados à obra acabem sendo utilizados pela construtora para pagamento de outras dívidas.

Outra forma de garantir que não haverá imprevistos na entrega do imóvel, é dando preferência para projetos com financiamento associativo, em que o financiamento da obra é realizado por instituição financeira, de forma que ela precise cumprir prazos para a entrega.

Fazer visitas frequentes às obras é uma forma de verificar se o andamento do projeto está dentro do cronograma. Muitas construtoras utilizam a internet para manter seus clientes informados do andamento do projeto, disponibilizando fotos do canteiro de obras.

Prefira empresas certificadas

Uma das ferramentas disponíveis para avaliar a qualidade dos serviços em desenvolvimento por uma empresa são as certificações nacionais e internacionais.

As normas ISO avaliam e certificam as atividades desenvolvidas por empresas em todo mundo. Vale a pena conferir se a construtora escolhida conta com selos atualizados. As normas ISO 9000 e 9001 são as mais comuns em relação a gestão da qualidade.

No Brasil, o setor da construção civil conta ainda com a certificação PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). Essa certificação é exigida para a liberação de crédito para construtoras, sendo um indicativo da qualidade dos serviços prestados.

Além do cuidado com a qualidade dos processos internos e de gerenciamento da companhia, também vale a pena conferir se a construtora possui responsabilidade ambiental e social. Para tanto, procure se informar sobre programas socioambientais desenvolvidos pela empresa em Fortaleza. Essa é uma forma de garantir o investimento em um empreendimento sustentável.

Considere a opinião de clientes antigos

Mesmo com todas as informações disponíveis na internet e nos stands de venda, uma das formas mais confiáveis de obter informações sobre o trabalho de uma empresa ainda é por meio do famoso boca a boca.

Converse com amigos e conhecidos que morem em empreendimentos realizados pela construtora escolhida. Procure saber o que eles acham da estrutura do imóvel, da qualidade dos acabamentos, da infraestrutura de lazer do condomínio etc.

Cheque a documentação do empreendimento

Antes de fechar contrato com qualquer construtora, verifique se os documentos do empreendimento a ser adquirido estão em dia. Os documentos mais importantes são a cópia da certidão de registro da propriedade do terreno e a cópia da incorporação do empreendimento no Cartório de Registro de Imóveis

Esses documentos são fundamentais porque, sem eles, a obra corre o risco de não conseguir o Habite-se junto a prefeitura. Sem o documento, o comprador não consegue obter financiamentos em instituições financeiras e, tampouco, registrar o imóvel em seu nome no cartório.

Uma forma de procurar uma boa construtora e evitar problemas futuros é contando com a ajuda de um profissional do mercado imobiliário. Com sua experiência, esses profissionais conseguem ajudar a identificar quais são as construtoras idôneas em Fortaleza e podem prestar assistência na hora de verificar se a documentação do empreendimento está de acordo com a legislação.

Se você tem interesse em adquirir um imóvel na planta e procura por uma boa construtora em Fortaleza, entre em contato com a Porto Freire pelos telefones (85) 3299-6600 e (85) 3299-6677, ou nos faça uma visita na Rua Mauro Freire, 100!

Você pode gostar
Apartamentos na planta em Fortaleza: confira as vantagens!
9 dicas para a decoração de apartamentos compactos

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This