Meu imóvel

Como adquirir um imóvel mesmo ganhando pouco? Descubra aqui!

Adquirir um imóvel parece uma conquista distante, mas adiantamos: não é bem assim. A realidade de cada um dita as condições de alcance dessa realização. Por isso, um bom planejamento é essencial, independentemente da sua situação financeira atual.

Com mais ou menos prazo, com ou sem o uso de recursos imediatos, enfim. Há diversas formas de se inserir nesse plano, a fim de conquistar qualidade de vida para você e sua família. O mais importante é saber por onde começar e ter disciplina.

Pensando nisso, hoje preparamos este artigo com posturas importantes para que você perceba a compra de um imóvel como uma realidade. Quer saber como? Continue conosco!

Considerando a minha realidade, quais atitudes devo tomar para alcançar o sonho de adquirir um imóvel?

Ao pensar em adquirir um imóvel, é comum que a gente esbarre em dois problemas: pensar que seu salário é insuficiente para um projeto de vida dessas dimensões e que o esforço de poupar recursos para alcançar essa meta pode diminuir a qualidade de vida da nossa família, privando-os de um conforto recorrente.

Quanto ao valor da sua renda, não se preocupe: um bom planejamento financeiro e uma parceria de negócios efetiva podem, sim, viabilizar a compra do seu imóvel. Quanto ao conforto de sua família, há formas alternativas de garantir uma vida confortável sem gastar tanto, além da consciência de que é para um bem maior.

Dito isso, confira 5 atitudes importantes nesse processo!

Pesquise bem o mercado imobiliário local

Primeiro, pense no imóvel ideal: quais aspectos são importantes para você? Estar numa área urbana e com acesso a tudo, habitar um local seguro, ter opções de lazer, trabalhar por perto para poder estar mais presente em seu lar. Estes e diversos outros são aspectos que devem ser considerados.

Com as prioridades definidas, pesquise como andam os imóveis da região eleita. Qual é a faixa de preço? Qual é a melhor construtora para se negociar? Quais condições são ofertadas e como isso se aplica à sua realidade? Vá adequando as expectativas ao que é encontrado a fim de fazer a melhor escolha. Não compre sem pesquisar!

Busque um imóvel que caiba no seu bolso

Com a pesquisa de mercado feita, tente adequar tudo isso à sua renda familiar. Com as prioridades bem definidas, é possível buscar pelas reais possibilidades. Tome nota do que você não abre mão e defina um teto para a compra. Assim é mais simples negociar.

É hora de usar o controle que você faz das suas finanças a seu favor, sempre visando até que ponto é confortável determinada condição oferecida. Não busque o imóvel sem um propósito definido, prepare propostas e compare o custo-benefício.

É muito importante não se perder em propostas que você não possa honrar, mas é igualmente significativo não aceitar qualquer coisa. A compra do primeiro imóvel é a concretização do sucesso profissional e familiar. Portanto, não erre na escolha!

Planeje o corte de gastos supérfluos

Como dissemos, o planejamento financeiro é imprescindível se você se preocupa em construir um patrimônio para sua família. Dessa forma, gastos com coisas que não são de prioritárias podem ser repensados. Pense em maneiras de desenvolver um hábito saudável ao substituir esses custos, explicando para todos o propósito.

Você tem o hábito de comer fora, por exemplo? Que tal substituir por refeições em casa, preparadas por toda a família? É uma boa alternativa para cortar um gasto supérfluo e passar mais tempo com seus familiares. Uma boa feira resolve a questão e ainda garante uma alimentação mais saudável para todos.

Defina uma meta para poupar periodicamente

Juntar dinheiro é sempre uma boa ideia quando o assunto é comprar um imóvel. Tanto no sentido da aquisição quanto no da reestruturação da rotina da casa, ter uma reserva é muito importante. Sabendo quanto precisa, fica simples se organizar em tempo hábil.

Sendo assim, defina uma meta específica por período. Você planejou o corte de alguns gastos e envolveu toda a família nesse objetivo, certo? Então, resta estipular quanto isso pode render, por mês, por quinzena, a cada trimestre: isso é com você!

Não se preocupe tanto com o valor que você pode economizar, mas sim fazer algo sobre a conquista do imóvel. Mesmo que pareça pouco, quando há disciplina, a meta se cumpre dentro do tempo determinado e é isso que importa.

Conte com ajuda especializada no assunto

Analisar as oportunidades e o comprometimento de sua renda com algo tão sério quando a aquisição de um patrimônio nem sempre é tão simples. Embora você tenha sonhos e conheça suas prioridades, uma ajuda especializada pode colaborar para que você faça a melhor escolha.

Lembre-se de que a aplicação do seu dinheiro significa esforço e tempo investido. Por isso, é essencial que tudo saia conforme o que você planejou. Tratando seu investimento com seriedade, um profissional com bom conhecimento sobre o mercado é capaz de orientar a sua decisão, respeitando as suas condições e desejos.

Como escolher a melhor construtora para me auxiliar na escolha da minha casa própria?

Há questões importantes a se avaliar para eleger a empresa cuja negociação será feita. Considere o tempo de atuação dela no mercado, sobretudo para analisar o quanto ela leva o cumprimento dos seus projetos a sério e se entrega exatamente o que promete. Além disso, informe-se sobre quantos imóveis já foram entregues.

Uma boa dica é buscar por empreendimentos que atendam perfis de compra diferentes e se preocupe com o entorno, contando com imóveis de diversas metragens e padrões. Uma empresa que trabalha com públicos distintos é capaz de usar todo esse conhecimento e experiência para orientar você no que é mais vantajoso.

Contar com uma boa parceria na hora de adquirir um imóvel torna o processo muito mais seguro e significativo. Ter a casa própria não é impossível, basta que você se empenhe em alcançá-la. Prover essa realização para a sua família, sem dúvida, vale a pena.

Viu como é possível ter sua casa própria mesmo não possuindo uma renda milionária? Conte com a nossa experiência para acompanhar você nessa empreitada. Entre em contato conosco agora mesmo e nos fale sobre suas expectativas!

Você pode gostar
Descubra aqui quais são melhores cidades para investir em imóveis
Entenda como é avaliada a renda para financiamento

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site