Meu imóvel

Apartamentos na planta em Fortaleza: confira as vantagens!

Comprar apartamentos na planta em Fortaleza é uma das possibilidades analisadas por aqueles que estão querendo investir em imóveis. Como sabemos, a queda da taxa Selic e a redução dos juros tornam 2018 um bom ano para fazer esse tipo de compra.

No entanto, é natural que o comprador fique cheio de dúvidas, afinal, em muitos casos, trata-se da realização do sonho da casa própria.

Para ajudá-lo a refletir sobre esse assunto, este artigo trará uma análise sobre os tópicos que mais chamam a atenção das pessoas que estão querendo comprar um apartamento na capital do Ceará. Preparado? Então, boa leitura!

Por que comprar apartamentos na planta em Fortaleza?

Existem muitas vantagens em comprar um imóvel na planta, as principais destacamos a seguir. Confira!

Valorização do imóvel

Como sabemos, a chance de um imóvel perder valor não é tão alta. Por isso, esse investimento foi uma das opções mais usadas pelas famílias de classe média no período de hiperinflação no Brasil, junto com a compra de dólares. Contudo, ao contrário da moeda americana, a procura por um lugar para morar sempre existirá.

Desse modo, comprar um imóvel na planta não se trata apenas de investir em moradia, mas de fazer um investimento a longo prazo. Uma família pode se desfazer do investimento após alguns anos e reinvestir o lucro da venda em outra coisa — incluindo a compra de outro imóvel.

Preço acessível

Para quem está querendo adquirir um apartamento a opção de comprar na planta é a mais adequada, afinal, os preços são mais amigáveis do que comprar um apartamento pronto.

Isso porque o investimento ainda não sofreu com a valorização citada anteriormente. Além do mais, devido à crise econômica, as construtoras reavaliaram seus preços para torná-los mais competitivos no mercado.

Planejamento familiar

Como o comprador terá que esperar para poder se mudar, a opção de comprar apartamentos na planta em Fortaleza é ideal para quem está reavaliando sua rotina, como um casal recém-casado, por exemplo.

O investidor tem um período seguro para poder verificar a necessidade de trocar de emprego, faculdade, comprar um automóvel etc. Todas essas decisões podem ser feitas com calma.

Personalização

Esse espaço pode ganhar a cara do comprador, que terá mais autonomia para escolher as cores e móveis do local. Isso nem sempre é possível ao comprar um apartamento pronto, devido às características estruturais que ele apresenta.

Em um projeto na planta, a construtora oferece algumas opções interessantes aos clientes. Além disso, por serem projetos novos, esses imóveis são mais modernos e alinhados com as tendências mais recentes da arquitetura.

Por que morar na capital do Ceará?

Uma reportagem do site da revista Forbes mostrou que Fortaleza é a melhor capital para se investir no Brasil.

Foram considerados aspectos como: infraestrutura de telefonia, geração de empregos, bom desempenho do mercado imobiliário, mobilidade urbana, entre outros pontos.

Tudo isso indica que a cidade está colhendo os frutos por ter se preparado para atrair empresas e trabalhadores de todo o Brasil. Entre os anos de 2013 e 2016, ela foi a segunda cidade do país que conseguiu mais gerar empregos, ainda de acordo com a Forbes — mesmo em um período marcado por crises políticas e econômicas no país.

Vale a pena comprar apartamentos em bairros longe do centro?

Investir em imóveis longe do centro das capitais é um bom negócio. É natural que o comprador deseje adquirir apartamentos nos bairros mais conhecidos, desprezando oportunidades na periferia ou região metropolitana.

Contudo, esse é um erro que deve ser evitado, pois, as melhores oportunidades estão nesses locais. Afinal, bairros muito antigos oferecem imóveis muito caros.

Outra desvantagem é que comprar nesses bairros afasta chances de obter lucro, pois, dificilmente esses apartamentos se valorizarão com o tempo. Na verdade, a tendência é que, com a queda na procura, eles percam valor de mercado, trazendo prejuízos ao proprietário.

As construtoras que oferecem opções de apartamentos na planta em Fortaleza já entenderam que os imóveis já não precisam ser tão grandes quanto no passado, incluindo cômodos antiquados, como um quarto para empregada, por exemplo.

Os novos imóveis inaugurados priorizam o bem-estar do morador, oferecendo segurança e a possibilidade de desfrutar de uma área verde.

Ademais, são nessas regiões que o poder público concentrará os próximos investimentos em obras de infraestrutura. A cada nova melhoria no bairro os apartamentos ganham valor de mercado.

Como evitar prejuízos ao comprar apartamentos na planta?

O primeiro passo é pesquisar a trajetória da construtora, verificar se ela já atuava no mercado imobiliário com outro nome ou visitar projetos que já foram entregues, por exemplo.

Outra dica é ler atentamente o contrato de compra, retirando todas as dúvidas que possam surgir. Evite assinar o documento caso não tenha certeza do que significa alguma cláusula.

Além do mais, é altamente recomendável que você guarde panfletos da construtora que tragam alguma informação sobre o negócio, como: o preço divulgado e a taxa de financiamento, por exemplo.

Conversas por e-mail com os corretores de imóveis também devem ser salvas em formato digital e impresso.

O investidor também deve estar atento ao valor do negócio, pesquisando o preço praticado pelas construtoras concorrentes. Verifique também como serão feitos os reajustes no preço, qual a taxa de juros cobrada etc.

Em caso de dúvidas pesquise o registro do imóvel comercializado junto ao cartório de registros de imóveis divulgado pela construtora.

A compra de um apartamento deve ser uma ação planejada, por essa razão, evite fechar negócio antes de analisar suas finanças e conversar com as pessoas que serão afetadas pela sua decisão.

Por se tratar de um investimento de longo prazo estude bem o imóvel que atende às suas necessidades atuais e futuras.

Como vimos neste artigo, a compra de apartamentos na planta em Fortaleza é uma excelente oportunidade para quem está disposto a investir no mercado imobiliário.

Se você ficou interessado em comprar imóveis na planta na capital do Ceará, mas ainda está com alguma dúvida, entre em contato conosco. Nossa equipe está preparada para atendê-lo, respondendo suas perguntas, sem compromisso!

Você pode gostar
Habite-se: o que é e qual a sua importância na compra de um imóvel?
Guia para iniciantes de como investir em imóveis

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site