Meu imóvel

Apartamento usado ou novo: entenda os prós e contras de cada opção

Para muitas pessoas, a compra de um apartamento é uma grande conquista. Afinal, a satisfação gerada pela sensação de dever cumprido é inigualável. Contudo, até chegar no momento de fazer a mudança para o novo lar, o comprador deve passar por um processo que envolve várias escolhas, sendo que uma das mais importantes é decidir qual residência adquirir.

São tantas opções no mercado que pode se tornar difícil escolher a melhor. Entre as dúvidas mais frequentes, existe uma que merece grande atenção: o que é mais viável, comprar um apartamento usado ou um novo? Visto que, cada uma dessas alternativas apresentam vantagens e desvantagens.

Leia este artigo até o final e descubra o que é preciso saber para embasar melhor a sua tomada de decisão. Confira!

A importância da aquisição de um imóvel

A compra de um imóvel é o sonho de consumo de muitos brasileiros. Sendo que esse desejo não existe por acaso. Como não é tão simples conseguir os recursos necessários para fazer esse investimento, é preciso elaborar um bom planejamento financeiro pessoal e executar à risca esse plano de ação por alguns meses. Somente assim conseguirá acumular o dinheiro necessário para viabilizar essa aquisição.

Apesar de existir essa dificuldade, a aquisição de um imóvel traz diversas vantagens à vida do comprador, sendo que uma das mais importantes é a sensação de segurança. Uma vez que, ao ser proprietário de um apartamento, se tem a certeza de que terá um lar pelo resto de sua vida, desde que pague corretamente o financiamento imobiliário.

Isso não acontece no caso de uma residência alugada, pois, de acordo com a Lei do Inquilinato, o locatário pode pedir o imóvel de volta a qualquer momento após o término do período de 30 meses. Com isso, mesmo que nunca tenha existido problemas com o senhorio, o inquilino será obrigado a se mudar de uma boa residência, a qual já está acostumado.

Outro ponto a ser considerado é a construção de patrimônio. Quando é um apartamento é comprado, o novo dono tem a liberdade de poder fazer todas as mudanças e reformas necessárias para deixar a decoração de seu lar com a sua cara.

Vantagens de comprar um apartamento usado

Ao fazer uma busca rápida nos portais imobiliários, é possível encontrar diversas ofertas de apartamentos usados, sendo que muitos já têm mais de 30 anos de vida. Nesse caso, existem ótimas oportunidades de negócio, pois é possível encontrar um imóvel bem localizado a um preço inferior ao que é cobrado em uma residência nova.

Soma-se a isso o fato de que, quanto mais velho for o imóvel, maior serão as chances de encontrar uma unidade espaçosa. No mercado imobiliário do século passado era uma tendência lançar apartamentos amplos, com bastante espaço e vários cômodos. Além disso, é comum encontrar nessas residências paredes mais espessas e pé direito maior do que o observado nos imóveis atuais.

Desvantagens de comprar um apartamento usado

Apesar de parecer vantajoso pagar menos por um apartamento espaçoso e bem localizado, o baixo custo desse imóvel se deve ao maior risco enfrentado pelo comprador. Muitas unidades foram construídas há mais de 30 anos, sendo que é possível que a manutenção não tenha sido feita corretamente. Por isso, existe uma grande possibilidade de que hajam diversos problemas que estão na iminência de aparecer, o que pode gerar grandes dores de cabeça.

Por causa da idade, é comum que os imóveis usados tenham um acabamento antiquado e em más condições. Além disso, é possível que as instalações hidrossanitárias e elétricas estejam ultrapassadas a ponto de não suportar o estilo de vida contemporâneo. Desse modo, o novo proprietário terá que investir em uma trabalhosa e cara reforma para modernizar a residência.

Mesmo que um apartamento usado seja mais espaçoso que os novos, nem sempre isso é bem aproveitado. É comum não existir uma boa distribuição dos cômodos, o que dificulta o posicionamento dos móveis e a rotina dos novos moradores.

Vantagens de comprar um apartamento novo

A compra de um apartamento novo é a ideal para quem procura realizar um investimento com bom custo-benefício. Apesar de ser mais cara que unidade usada, esse tipo de imóvel tem garantia da construtora e apresenta custos reduzidos de manutenção. Outro ponto positivo é quanto ao crédito imobiliário, pois é possível encontrar no mercado mais opções de financiamento imobiliário.

Por serem mais modernos — com projetos arquitetônicos adaptados ao estilo de vida contemporâneo e que priorizam o ambiente social — esse tipo de imóvel são mais valorizados pelo mercado imobiliário. Além disso, os atuais empreendimentos residenciais são construídos como verdadeiros clubes, de modo a oferecer aos moradores diversas opções de lazer.

Desvantagens de comprar um apartamento novo

Sem dúvida nenhuma, a maior desvantagem de adquirir um apartamento novo é o preço. Como esse tipo de imóvel é mais valorizado pelo mercado, é difícil de conseguir bons descontos, pois existe uma demanda maior. No entanto, muitas pessoas ainda veem com um bom investimento a aquisição de uma residência nova.

Outro ponto a ser considerado é o tamanho. Nos últimos anos, se tornou uma tendência a construção de apartamentos compactos. Por isso, com o passar do tempo, os imóveis têm ficado cada vez menores. Todavia, os projetos arquitetônicos fazem bom aproveitamento do espaço existente e a área de lazer do condomínio compensa a baixa metragem privativa.

Devido ao desenvolvimento urbano, é muito difícil ocorrer o surgimento de novos empreendimentos imobiliários nas áreas centrais das grandes cidades. Por isso, os últimos lançamentos são localizados nos subúrbios e em áreas periféricas.

Apartamento na planta

Existe uma terceira opção de imóvel que é a compra do apartamento na planta. Nesse tipo de negócio o empreendimento imobiliário ainda está em construção e, por isso, o comprador adquire uma promessa de que receberá no futuro uma residência.

Assim como ocorre nos outros dois tipos de apartamentos, existem vantagens e desvantagens. Sendo que os maiores benefícios são as melhores condições de pagamento e a valorização do imóvel após a entrega das chaves. Contudo, esse tipo de aquisição apresenta maiores riscos e não é possível fazer a mudança após a assinatura do contrato.

Como é possível perceber, apesar de existirem boas vantagens na compra de um apartamento usado, a aquisição de um novo continua sendo a melhor opção. Afinal, o comprador se favorece de maiores vantagens.

Caso você tenha gostado deste artigo, deixe um comentário dizendo qual é a sua preferência entre um apartamento usado ou um novo. Até a próxima!

Guia prático para comprar um imóvel sem errosPowered by Rock Convert
Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Parcelar IPTU ou pagá-lo à vista? O que vale mais a pena?
Guia completo para fazer uma mudança de casa com sucesso

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This