Meu imóvel

Afinal, é melhor optar por uma casa ou apartamento? Descubra agora!

Uma das maiores conquistas do brasileiro é a compra do primeiro imóvel. No entanto, após finalmente conseguir acumular o dinheiro para dar a entrada no financiamento imobiliário, surge uma dúvida bastante comum: comprar casa ou apartamento?

Na realidade, não existe uma resposta correta para essa questão, pois ela varia de acordo com o estilo de vida e as necessidades de cada um. Entretanto, a partir de uma análise do que você realmente precisa e deseja, é possível considerar os prós e contras de cada opção.

Dessa forma, será possível realizar uma escolha mais coerente e que consiga atender ao que você realmente precisa. No entanto, atenção! Para diminuir os riscos de decidir pela opção errada, às vezes é melhor deixar a emoção de lado para conseguir analisar cada possibilidade de maneira mais sensata.

Para que você não tenha dúvidas na hora de escolher entre casa ou apartamento, reunimos algumas dicas do que você precisa avaliar para fazer a escolha. Boa leitura!

O que é preciso considerar para fazer a melhor escolha?

Antes de mais nada, será necessário priorizar a razão em vez da emoção. Não adianta ter a vontade de ter um quintal grande, que lhe permita criar um labrador, se essa casa não conseguirá atender às suas necessidades mais básicas.

Por isso, o primeiro passo é estabelecer suas prioridades. O que você procura no seu próximo imóvel? Se você deseja mais segurança e praticidade em seu dia a dia, talvez um apartamento seja a melhor opção. Por outro lado, se você procura mais espaço ou privacidade, talvez seja melhor comprar uma casa.

Em seguida, será necessário avaliar o seu estilo de vida. Se você tem uma jornada de trabalho incomum, que troca o dia pela noite, morar em uma casa será a melhor escolha. Entretanto, se você tem uma rotina agitada e gostaria de ter mais facilidades, sem dúvida, a escolha do apartamento será benéfica.

Quais são as principais características?

Para que você decida pela alternativa que lhe trará mais benefícios, será necessário colocar em uma balança os prós e os contras de cada opção. Assim, para que você saiba exatamente o que encontrará ao viver em uma casa ou em um apartamento, selecionamos as principais características de cada opção.

Acompanhe!

O que esperar de uma casa?

Uma coisa é certa, quem procura viver em um ambiente mais espaçoso certamente escolherá uma casa. Apesar de algumas residências não serem tão amplas, normalmente, uma boa casa oferece mais espaço que um apartamento.

Além disso, existe o quintal, que possibilita a plantação de uma horta caseira ou a criação de animais de estimação. Por se tratar de uma única construção, o morador de uma casa tem mais liberdade e privacidade do que o morador de um apartamento.

Nela, o residente não está sujeito às regras do condomínio e pode fazer o que tem vontade, como dar festas e fazer as modificações que quiser na estrutura da residência.

Entretanto, a menos que se viva em um condomínio horizontal, os moradores de uma casa estão mais vulneráveis a invasões e ataques de pessoas mal-intencionadas, pois não existe um controle sobre quem transita em frente à residência.

Em muitos casos, é comum investir em um aparato de segurança — como a construção de muros mais altos, cerca elétrica e sistema de câmeras. Outro ponto negativo é o custo de manutenção.

Apesar de não ter que pagar mensalmente a taxa de condomínio, algumas despesas — como a conservação do telhado e da fachada — serão de sua total responsabilidade. Além dos custos, também existe o trabalho necessário para realizar a manutenção.

Por fim, o investimento para realizar a compra de uma casa, na maioria dos casos, é superior ao necessário para adquirir um apartamento.

O que esperar de um apartamento

Para pessoas que têm uma rotina super agitada e sem tempo para nada, o apartamento é a melhor opção, pois ele oferece mais praticidade para o dia a dia. Já é algo comum que os condomínios ofereçam algumas comodidades aos seus moradores, como academia, área de lazer e, em alguns casos, até cabeleireiro.

Apesar de existir a taxa de condomínio, a contratação dos serviços de manutenção é feita pelo síndico. Outro ponto positivo é a segurança. Pelo fato de existirem porteiros e sistemas de monitoramento, o seu patrimônio fica muito mais protegido em sua ausência, principalmente se você viaja muito.

A proximidade dos vizinhos também é benéfica, pois qualquer situação suspeita não passará despercebida. Para quem tem filhos pequenos, viver em um apartamento pode ser uma boa opção. Muitos condomínios oferecem área de lazer completa para os pequenos e favorecem a interação entre as crianças do complexo.

Além do custo de manutenção ser menor, comprar um apartamento é muito mais barato do que comprar uma casa. Principalmente se a casa se situa na mesma vizinhança e tem o mesmo tamanho do apartamento.

Contudo, quem mora em condomínio deve estar ciente de que deverá seguir regras. Existem normas que regulamentam a forma de usar os elevadores, a piscina e o salão de festas. O ideal é conhecer o regulamento interno antes de realizar a mudança.

Apesar de existirem vantagens de ter vizinhos perto de você, em muitos casos essa proximidade pode ser algo incômodo — sobretudo se você deseja mais privacidade.

Afinal, qual é melhor: casa ou apartamento?

Como já foi explicado, não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois ela pode variar de acordo com o que cada pessoa procura em seu próximo lar.

Todavia, se você tem uma rotina agitada, com poucos momentos de qualidade com sua família, a melhor opção para você será um apartamento. Afinal, além de oferecer mais praticidade, é comum que os condomínios tenham uma estrutura completa de lazer e segurança. Além de ser uma opção mais barata.

Embora muitas pessoas ainda tenham dúvidas na hora de escolher entre casa ou apartamento, o mais importante é ter autoconhecimento para tomar a melhor decisão.

Caso você tenha gostado dessas dicas e gostaria de saber como decorar um apartamento compacto, não deixe de ler este artigo! Ele certamente será muito útil!

Até a próxima!

[E-book] Apartamento na plantaPowered by Rock Convert
Guia prático para comprar um imóvel sem errosPowered by Rock Convert
Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Confira 7 dicas de como escolher o melhor andar do apartamento
Saiba como funcionam as regras da garantia da construtora

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This