Meu imóvel

9 dicas para a decoração de apartamentos compactos

Práticos, descomplicados e com boa localização. Esses são os atributos de apartamentos compactos que justificam o sucesso de mercado desse modelo de imóvel. Mas, apesar de todas essas vantagens, a metragem enxuta exige uma decoração inteligente e versátil.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de decoração de apartamentos compactos que vão te ajudar a aproveitar o espaço disponível e trazer elegância e qualidade de vida para a sua casa. Confira!

1. Aposte nas áreas integradas

As áreas integradas facilitam o deslocamento em espaços compactos. Ao dispensar paredes e divisórias, é possível obter ambientes mais amplos e arejados, rompendo com a ideia de limites bem definidos própria de imóveis tradicionais e compartimentados.

Mesmo quem se preocupa em manter a privacidade de alguns ambientes, como quartos e área de estudo das crianças, também pode se beneficiar desse recurso. Afinal, não é preciso transformar o imóvel em um loft ou studio para conseguir uma planta mais arejada.

Integrar as áreas da sala, cozinha e copa já permitem um melhor aproveitamento do espaço, oferecendo uma área mais ampla para reuniões em família e, até mesmo, para as crianças brincarem.

2. Invista em mobiliário planejado

Móveis planejados são essenciais para a decoração de apartamentos compactos, uma vez que eles permitem aproveitar ao máximo a metragem disponível.

Os armários são o item clássico do mobiliário planejado, mas eles não são os únicos que podem ser personalizados de acordo com as necessidades do imóvel e dos moradores. Sofás, camas e mesas também podem ser feitos sob medida em prol de um melhor aproveitamento do espaço.

O ideal é fazer encomenda do mobiliário já tendo em mente o projeto de decoração completo do imóvel. Dessa forma, é possível se programar para aproveitar espaços inusitados como a parte interna de painéis de TV, aproveitar para utilizar armários como divisórias dos ambientes, instalar prateleiras sob os sofás, gaveteiros embutidos em camas e beliches etc.

3. Opte por uma decoração minimalista

O minimalismo na decoração de apartamentos compactos ajuda a criar ambientes mais amplos e evita o excesso de informação em espaços pequenos. Mais objetos de decoração do que o necessário, quadros na parede ou até mesmo uma paleta de cores vibrante podem sobrecarregar o ambiente.

Quem não abre mão de um toque mais vibrante, pode investir em itens de decoração pontuais, como quadros ou esculturas que se destaquem na decoração, conferindo personalidade, mas sem comprometer o equilíbrio.

O uso de plantas é uma forma de trazer mais conforto para esse tipo de decoração, já que elas oferecem frescor ao mesmo tempo em que tornam os ambientes mais aconchegantes. Um ambiente minimalista ornamentado com plantas é uma decoração possível mesmo para quem conta com pouco orçamento.

4. Use pisos uniformes

Mesmo em ambientes que foram integrados, os diferentes revestimentos de piso podem servir como um delimitador visual das áreas. Esse recurso pode ser bastante útil em alguns projetos de decoração, entretanto, em apartamentos compactos ele acaba transmitindo a sensação de um espaço compartimentado e de áreas menos generosas.

Utilizar um único tipo de revestimento para o piso em todo o apartamento é uma excelente forma de romper com essa sensação e conferir maior amplitude ao imóvel.

Uma boa sugestão de revestimento é o cimento queimado. Ele vai bem tanto em áreas úmidas como cozinhas, lavanderia e banheiro, como nas áreas como quartos e sala. Fácil de limpar, ele é excelente para casas onde vivem crianças ou animais, já que ele não absorve água, como os tacos e laminados.

5. Invista em portas de correr

As portas de correr são super úteis em ambientes compactos já que elas dispensam que a área necessária para abertura das portas permaneça reservada. Instaladas em armários, sobretudo em guarda-roupas, elas permitem que a área dos quartos seja melhor aproveitada.

As portas de correr também podem ser utilizadas no lugar das portas convencionais que dão acesso às diferentes áreas do apartamento. Em projetos de decoração modernos, grandes portas funcionam como divisória de espaços privativos, revelando ou escondendo o cômodo de acordo com as necessidades dos moradores.

6. Considere integrar a varanda às áreas internas do imóvel

Uma das tendências atuais do mercado imobiliário é a construção de apartamentos que, apesar de compactos, contam com varandas generosas. Essas varandas oferecem bastante conforto ao imóvel, uma vez que são verdadeiros oásis de descanso e contemplação em meio às grandes cidades como Fortaleza.

Além dos benefícios óbvios de contar com uma varanda, uma boa alternativa para quem possui apartamentos compactos é integrar esse espaço à área interna do imóvel. Para tanto, basta investir na instalação de janelas de vidro na sacada e na remoção das portas que dão acesso ao espaço.

Com a área integrada, é possível utilizar o espaço ganho como uma sala de jantar, sala de leitura, ou apenas como continuação da sala de estar. O uso de vidro e a vista da varanda proporcionam um misto de amplitude e conforto ao imóvel.

7. Aposte no uso de um eixo para TV

Hoje em dia, uma das vantagens de comprar imóveis na planta é que algumas construtoras permitem que o futuro morador opte por adquirir unidades já entregues com alguns ambientes integrados. Por exemplo, a área de um dos dormitórios pode acabar se tornando uma ampliação da sala de estar.

Em casos como esse, uma boa opção é utilizar um eixo para TV que permita que o aparelho seja posicionado de acordo com as necessidades do morador. Assim, é possível utilizar um único aparelho de TV para atender cozinha, copa, sala de estar, sala de TV e até mesmo dormitório, de acordo com as características da planta do imóvel.

Esse objeto dispensa o uso de painéis e racks, permitindo a remoção de paredes e a ampliação das áreas de convívio.

8. Prefira cores claras

O uso de cores claras nas paredes é uma boa opção em espaços compactos. Cores mais claras contribuem para uma sensação de amplitude no ambiente, diferente de tons mais escuros.

Quem não abre mão de um apartamento colorido pode optar por pintar apenas algumas das paredes com uma cor mais vibrante. Dessa forma é possível personalizar o ambiente sem sobrecarregar a decoração de apartamentos compactos.

9. Considere utilizar espelhos na decoração

O uso de espelhos é um clássico amigo dos ambientes compactos. Mas ele não precisa ser utilizado em todos os ambientes, afinal o seu uso em excesso pode comprometer a sensação de aconchego do imóvel. Porém, espelhos estrategicamente posicionados podem colaborar e muito com a decoração de um apartamento perfeito.

Em alguns espaços eles podem inclusive ser bastante funcionais. Em banheiros compactos ou closets, por exemplo, é possível optar por espelhos amplos que além de cumprir a função a qual se destinam, também ajudam a dar aquela sensação de um espaço mais generoso.

Essas são algumas dicas de decoração de apartamentos compactos que podem te ajudar a usar com mais criatividade e versatilidade os valiosos metros quadrados do seu imóvel. Para quem procura por uma decoração mais lúdica, capaz de agradar adultos e crianças, vale a pena também conferir o texto do nosso blog “Como decorar uma casa com crianças?”. Boa leitura!

Guia prático para comprar um imóvel sem errosPowered by Rock Convert
Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Como escolher o apartamento perfeito para morar em Fortaleza
Como funciona a vistoria de apartamento e qual é a sua importância?

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This