Meu imóvel

6 vantagens de comprar um apartamento pronto para morar

Chegou a hora de ter um imóvel para chamar de seu! Porém, surge uma dúvida recorrente nesse momento: comprar na planta ou um apartamento pronto para morar? Os dois têm vantagens, no entanto, o pronto oferece a disponibilidade imediata para mudar e morar — além de outras que vamos abordar neste artigo.

Quem tem urgência para se mudar ou é bastante detalhista, quer escolher o imóvel certo para viver bem os próximos anos de sua vida, não é verdade? E com algo pronto, finalizado e ao alcance dos olhos, essa escolha se torna mais fácil e prática de fazer.

Por isso, fique atento às informações que separamos para você, a seguir! Continue a leitura e conheça melhor as vantagens de comprar um apartamento pronto para morar!

1. Disponibilidade imediata para morar

Comprar um imóvel é uma decisão economicamente inteligente, principalmente para quem deseja alcançar a independência financeira e ter uma aposentadoria tranquila. Sem contar que, quando você compra um apartamento quer logo ter o prazer de decorar e deixar aquele espaço com a sua personalidade.

Isso só é possível para quem compra um apartamento pronto para morar. O imóvel vendido na planta está em construção ou, dependendo do caso, na fase de planejamento.

Nesse caso, não há como garantir que o imóvel ficará exatamente como o prometido, muito menos no prazo em que foi acordado. Já o apartamento pronto é entrar e morar. Não precisa esperar anos pelo término da construção, que, conforme dito, quase sempre há atrasos.

2. Possibilidade de visitar o apartamento

Se você é detalhista, esse é um dos principais pontos a se considerar na compra de um apartamento pronto para morar. Na planta, o imóvel não apresenta todas as suas características reais. Para se ter uma ideia, aqueles stands de demonstração, geralmente, somente o espaço disponível é parecido com o que será construído.

A possibilidade de visitar o apartamento pronto para morar permite que você analise pontos como os acabamentos presentes nele — do piso ao teto, passando pelas louças dos banheiros. Vale ressaltar, ainda, que, nem sempre o imóvel entregue diretamente pela construtora vem com acabamentos de primeira linha.

Um apartamento pronto pode oferecer itens de acessibilidade, revestimentos personalizados e reformas prontas. Em vez de comprar um imóvel para reformar, ele pode vir pronto — e já com aquele balcão que separa a sala da cozinha e deixa o ambiente mais espaçoco.

3. Comodidade para aproveitar o imóvel

O objetivo do apartamento pronto para morar é ser prático, certo? Se você pensa em comprar um, tenha em mente que ele precisa oferecer o máximo de conforto, comodidade e praticidade para o seu dia a dia. Para comprar e ter que reformar inteiro, significa que não está pronto para morar.

A possibilidade de comprar um apartamento pronto permite que você escolha bem o imóvel. Dá para visitar, avaliar se ele atende suas necessidades e até conferir a vista do imóvel — algo que nem toda construtora oferece, pois somente aquelas que investem em drones conseguem transmitir uma ideia.

Com um imóvel pronto, você tem a praticidade de negociar, pagar e já pegar as chaves. Assim, dá para sair do aluguel e ter um apartamento para chamar de seu, sem a preocupação de data de entrega, atrasos e incompatibilidades com o projeto.

4. Informações valiosas sobre a vizinhança

Outra vantagem de comprar um apartamento pronto para morar é que você tem a possibilidade de obter informações valiosas sobre a vizinhança. Cada prédio tem perfis diferentes de moradores e, com o imóvel finalizado, é possível descobrir quem serão os seus vizinhos.

Isso é fundamental para quem busca tranquilidade, contatos sociais e até, quem sabe, coleguinhas para os filhos. Além disso, você pode levantar outras informações como a organização do condomínio, o valor dele e o modo como as pessoas se relacionam — se é de maneira conflitiva ou harmoniosa.

Um prédio pronto também muda a rotina do bairro. É possível descobrir o nível de segurança ao chegar em diferentes horários do dia, saber sobre o trânsito nas vias principais e os estabelecimentos comerciais (supermercado, salão, academia etc) disponíveis para quem é morador das redondezas.

5. Avaliação precisa do que está comprando

A vista do imóvel é tão bonita quanto mostram nas fotos? O acabamento é do seu agrado? E o tamanho, atende suas necessidades? Essas e outras perguntas podem ser respondidas quando o apartamento está pronto para morar. Por isso, essa é mais uma vantagem desse tipo de imóvel.

Você também pode e deve avaliar outros pontos, como aqueles relativos ao condomínio. Observe como é estruturado o playground das crianças, se tem piso emborrachado e brinquedos para diferentes idades, como está o jardim, o tamanho das vagas de garagem e até o tipo de controle de acesso do prédio.

Sua família pode visitar o local para que decidam juntos. Por isso, um apartamento pronto para morar oferece a possibilidade de você fazer uma avaliação precisa do que está comprando, garantindo que seu dinheiro será aplicado em uma escolha feita de maneira consciente e inteligente.

6. Urgência para se mudar

Por fim, e não menos importante, existe o fator urgência para se mudar. Todos nós queremos privacidade, não é mesmo? Morar com outros parentes nem sempre é uma situação confortável e, alguns casais, — principalmente os que acabam de se casar — às vezes precisam se submeter a essa situação, pois o apartamento comprado não ficou pronto na data prometida.

Enfim, a urgência para se mudar pode ter infinitas razões e independentemente de qual seja a sua, é fundamental considerar um apartamento pronto para morar e mudar para ele no prazo certo, de acordo com as suas necessidades.

Essas são algumas vantagens de comprar um apartamento pronto para morar. Considere essa possibilidade para sair logo do aluguel e ter, mais rapidamente, o acesso a um espaço que atenda suas expectativas e as dos membros da sua família.

E se você deseja um apartamento pronto para morar em Fortaleza, fale conosco! Conheça as melhores opções com excelentes acabamentos, ótimas localizações e diferentes medidas de imóveis.

Você pode gostar
5 dicas para montar um orçamento familiar de maneira eficiente
Saiba como funcionam as regras da garantia da construtora

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This