Meu imóvel

6 erros que você deve evitar ao comprar um apartamento em Fortaleza

Enfim, você e sua família decidem dar um novo passo e comprar um apartamento em Fortaleza. Essa é uma decisão importante para o futuro de todos, portanto, existem alguns aspectos que devem ser considerados — principalmente os erros que podem ser cometidos por falta de atenção ou excesso de pressa.

Para que o seu investimento seja inteligente, listamos aqui o que você deve evitar durante o processo de escolha e compra. Nossas dicas envolvem a construtora do imóvel, a localização, a qualidade do acabamento, o planejamento financeiro, a sustentabilidade e até os custos de uma possível reforma.

Interessado? Continue a leitura e conheça os 6 erros que devem ser evitados ao comprar um apartamento em Fortaleza!

1. Não escolher uma construtora de confiança

Para não cometer este primeiro erro, comece analisando o histórico das construtoras de cada apartamento que considerar comprar em Fortaleza. Busque informações sobre o portfólio de entregas e converse com pessoas que já tenham comprado um imóvel delas.

Aproveite também para visitar outros empreendimentos já lançados — assim é possível ver de perto características como a qualidade do acabamento, a inteligência dos espaços internos e externos e até a posição das vagas de garagem. Converse ainda com alguns moradores e confira a opinião deles sobre a construtora.

Além disso, fique de olho nas certificações de cada construtora: algumas se destacam por características e iniciativas que as tornam mais confiáveis e reconhecidas. Por fim, se o apartamento estiver na planta, não tenha vergonha e visite o canteiro de obras! Veja de perto a organização, a limpeza e o método de trabalho.

2. Deixar de se planejar financeiramente

Outro erro que é cometido com frequência é a falta de planejamento financeiro. Comprar um apartamento em uma das melhores capitais brasileiras precisa ser algo positivo, não uma dívida contraída e que se transformará em dor de cabeça por dificuldades financeiras. Por isso, não se apresse a escolher — planeje-se.

Lance seus gastos em uma planilha, para saber quanto sobrará por mês e confirmar as possibilidades de compra do imóvel. Então, organize o orçamento familiar e estabeleça metas de poupança. Tudo o que for poupado deve ser investido, fazendo esse dinheiro trabalhar pelo sonho do seu apartamento.

Considere muito bem a sua situação financeira e as opções oferecidas para a compra do imóvel. Saiba, inclusive, que o FGTS pode ajudar nesse processo, e não se esqueça de verificar as diferenças de preço entre apartamentos na planta e aqueles que já foram lançados.

3. Avaliar mal a localização do apartamento

Durante a escolha do apartamento, outro erro que é frequentemente cometido é a má avaliação da localização. E esse é um ponto muito importante, pois evita problemas futuros e garante a qualidade de vida onde você pretende viver muitos momentos inesquecíveis.

Escolha pela região desejada e observe se ele se está em um local de fácil acesso — principalmente em relação aos lugares que você e sua família frequentam, como a escola das crianças e o escritório do trabalho.

Conheça também os estabelecimentos comerciais e os lugares de lazer que existem no entorno. Restaurantes, igrejas, praças, lavanderias e outros pontos que fazem parte da rotina da sua família precisam ser encontrados com facilidade. Ah, observe ainda a rotina do bairro, para saber se você vai se adaptar a ele ou não.

4. Não se preocupar com sustentabilidade

O Ceará é um Estado que pratica a sustentabilidade, contemplando a implantação de políticas ambientais com foco na preservação e utilização consciente e criativa dos recursos oferecidos pela natureza. Por isso, os empreendimentos da capital devem seguir o exemplo, contribuindo para um futuro melhor.

Em condomínios, a sustentabilidade pode gerar economia e vantagens para os moradores — além de contribuir com o meio ambiente. E há várias possibilidades, viu? Dá para implantar medidas simples, como a coleta seletiva do lixo ou o reuso de água da chuva.

Com a ajuda de profissionais especializados, já podem ser implementados outros projetos mais ousados de sustentabilidade. A própria estrutura do imóvel pode favorecer aspectos como a valorização da iluminação solar, a oferta de vento e a implantação de equipamentos inteligentes, que economizam energia elétrica.

5. Comprar um imóvel com acabamento de baixa qualidade

Quando você estiver no processo de compra de um apartamento, observe também a qualidade do acabamento dele — inclusive das áreas comuns do condomínio. Não tenha medo de ser detalhista, pois esse é um item que é planejado para levar conforto e beleza aos ambientes, e precisa cumprir com isso.

Há quem considere bobagem, no entanto, é com o acabamento que você e sua família vão conviver diariamente. Se for de baixa qualidade, vocês sentirão o peso de conviver com problemas e a sensação de dinheiro gasto à toa. Então, fique de olho em pisos, revestimentos, cores, louças e até metais sanitários.

Você não é obrigado a ficar com eles, no entanto, pode aproveitar uma parte disso e economizar com possíveis reformas. Note se há um equilíbrio entre qualidade e estética, e desconfie de modismos, pois eles logo vão embora.

6. Subestimar os custos de uma reforma

Às vezes, surge aquela oportunidade que parece imperdível, não é verdade? A localização do apartamento é excelente, o tamanho é ideal e o preço fica bem abaixo do seu orçamento. Só precisa de uma reforminha! Por quê não aproveitar, certo? É nessas horas que o seu senso de desconfiança deve ser ativado.

Jamais subestime os custos de uma reforma. Dependendo da sua complexidade, você vai demorar muito tempo para se mudar e ainda pode gastar uma quantia que poderia ser usada como entrada em um imóvel novo!

Mesmo as reformas mais simples afetam o seu orçamento, e podem se transformar em dor de cabeça quando você precisa mudar logo. Por isso, repense na possibilidade de conviver com reformas. Algumas inutilizam ambientes por um tempo, sujam muito e transformam a rotina da família em um caos difícil de administrar.

Enfim, como vimos, os erros ao comprar um apartamento em Fortaleza que apresentamos neste artigo precisam ser considerados durante o processo de compra e escolha do imóvel. Então, faça uma escolha consciente e inteligente para aproveitar ao máximo o investimento que está fazendo!

E agora, se gostou deste post, aproveite para conferir também as principais vantagens de comprar um apartamento na planta!

Guia prático para comprar um imóvel sem errosPowered by Rock Convert
Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Como e quando decidir comprar o próprio apartamento?
Descubra aqui quais são melhores cidades para investir em imóveis

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This