Bem estar

10 motivos para você morar em um condomínio para famílias

Na atualidade, vivemos constantemente atribulados por rotinas intensas, repletas de atividades e obrigações. Diante disso, cada vez mais nosso lar tem se tornado não apenas uma moradia, mas um refúgio de aconchego e um local de renovação das energias. Assim, cresce a busca por viver em um condomínio familiar, sobretudo nos grandes centros urbanos.

Com custo-benefício bastante satisfatório, esse tipo de empreendimento está em alta e passou a ser uma das escolhas recorrentes para quem quer uma rotina mais calma. A preferência é ainda maior entre os casais com filhos, que buscam um apartamento em local seguro, tranquilo, repleto de opções de lazer e de áreas verdes.

Os condomínios fechados oferecem infraestrutura adequada para uma família com crianças e muita comodidade — outros dois aspectos fundamentais para assegurar uma boa qualidade de vida a todos. Como se não bastasse, o contato com os demais moradores possibilita uma vivência em comunidade muitas vezes negligenciada nos prédios e casa convencionais.

Se você também deseja aproveitar melhor o tempo com sua família e seus amigos sem abrir mão da tranquilidade e do conforto, confira os dez principais motivos para viver em um condomínio familiar e comece a preparar a mudança!

1. Segurança

Em se tratando da compra de um imóvel, a segurança é um dos elementos mais importantes a se observar antes da escolha — e é justamente uma das causas que mais influenciam na decisão de morar em um condomínio. Vivemos em um cenário de violência excessiva e todo cuidado é pouco, principalmente quando temos crianças envolvidas.

Os condomínios para famílias são alternativas muito interessantes nesse sentido, pois oferecem recursos de segurança de alta efetividade e equipes compostas por profissionais capacitados. Além de contarem com infraestrutura necessária para manter sua residência e a comunidade protegidas de assaltos, vandalismos e até mesmo invasões.

Por si só, morar em um apartamento já garante requisitos a mais de proteção quando comparamos às casas, por exemplo. No contexto do condomínio familiar, esse aspecto é ainda mais significativo. Hoje em dia, é muito comum que os recursos de segurança funcionem em tempo integral, incluindo:

  • portaria 24h, com controle de acesso;
  • câmeras de vigilância;
  • portões de proteção;
  • rondas realizadas por profissionais de segurança;
  • iluminação noturna etc.

Já pensou poder viajar em paz, confiante de que seu lar está bem cuidado e com a certeza de voltar e encontrar tudo como você deixou? Nos condomínios fechados, isso faz parte da realidade dos moradores, exatamente por conta de todos os recursos citados anteriormente. Dessa forma, esse tipo de moradia é muito mais seguro para sua família.

2. Acesso facilitado a serviços e comércio

Há algumas décadas, os condomínios fechados com infraestrutura mais completa e com áreas verdes localizavam-se no entorno das grandes cidades, ou seja, mais distantes dos centros. Com isso, o acesso às padarias, supermercados, drogarias, escolas e demais serviços básicos era bem restrito.

Ao longo dos anos, o contexto foi mudando e hoje podemos contar com condomínios para famílias na agitação das metrópoles. A demanda por esse formato de moradia vem crescendo e as grandes construtoras perceberam isso. Assim, os condomínios já não são exclusividade de áreas afastadas do centro.

Dessa forma, a acessibilidade aos mais variados serviços é facilitada. Não é necessário pegar trânsito para chegar a um supermercado ou a um banco, por exemplo. Aliás, há condomínios tão bem localizados que, a uma distância de poucas ruas, é possível encontrar os mais diversos serviços.

Além disso, alguns já oferecem praticidades em suas dependências. Há condomínios com serviços de lavanderia, limpeza de casas, jardinagem, motoristas, academias, spas e muito mais. Existem até os que oferecem cursos de dança ou música aos moradores, com pagamento de taxas simbólicas para a matrícula.

3. Tranquilidade

Outra característica — e vantagem — dos condomínios é que, mesmo inseridos no coração das grandes cidades, eles oferecem um ambiente sossegado. O excesso de barulho, a poluição, o acúmulo de pessoas e demais perturbações comuns à vida na metrópole são expressivamente reduzidos, quando comparados à moradia em prédios comuns.

Para quem precisa contar com a infraestrutura de uma capital, mas também deseja desfrutar de um ambiente pacato na hora do lazer e do descanso, o condomínio familiar é uma das melhores escolhas. Isso acontece porque é muito comum haver um controle rígido de ruídos.

Nesse tipo de empreendimento imobiliário, é comum que haja horário limite para o manuseio de equipamentos com alto ruído, como furadeiras ou aspiradores de pó. Além disso, quase todos os condomínios proíbem barulho após certa hora da noite, em observação à Lei do Silêncio.

O cuidado com o bem-estar geral é tanto que até mesmo o recebimento de mercadorias e a entrada de caminhões de mudança costuma ter hora certa e restrições em relação ao dia da semana, de acordo com regimentos internos. Assim, todos conseguem ter uma rotina tranquila, em um ambiente que respeita o conforto familiar.

4. Diversas opções de lazer

As áreas de uso comum dos condomínios podem ser verdadeiros parques de diversão. Com estrutura para playground, instalação de equipamentos para a realização de atividades de entretenimento, leitura, esportes, relaxamento e convivência, é possível encontrar lazer a poucos metros de casa, como:

  • espaços para churrasco;
  • brinquedotecas;
  • playground;
  • salas de jogos;
  • salões de festas;
  • piscinas para adultos e crianças etc.

Se o local disponibiliza áreas verdes, então, as possibilidades são ainda mais diversas. Afinal, esses espaços são um aspecto muito importante para quem busca qualidade de vida em família. Até porque, com a realidade caótica das grandes cidades, o contato com a natureza é cada vez mais valorizado e visto como um refúgio de tranquilidade.

Os mais animados podem até produzir hortas e pomares comunitários, com produtos orgânicos e cultivados pelos próprios moradores. Tem mais: se você é amante dos cães, não é preciso deixá-los presos no apartamento ou expostos à insegurança das ruas. No condomínio familiar, há grandes áreas externas para um gostoso passeio com os pets.

5. Facilidade para praticar atividades físicas

Os benefícios não param por aí! Com árvores pelo caminho e uma paisagem encantadora, a preguiça de fazer atividade física não tem vez. Aquela caminhada básica, corrida matinal ou passeio de bicicleta ganha mais motivação e fica bem mais agradável. Além disso, você conta com academias e quadras poliesportivas ao lado de casa.

Dessa forma, a prática de exercícios localizados ou esportes é facilitada. É claro que de vez em quando bate mesmo uma preguiça, não é? No entanto, muitas vezes o cuidado com o corpo e com a saúde é deixado de lado simplesmente por falta de tempo de se locomover a locais específicos na correria do dia a dia.

A maioria dos condomínios conta com esse tipo de recurso. Então, você pode dar uma passada rápida na academia antes de ir ao trabalho, sem comprometer a sua agenda. O melhor disso tudo é a otimização da saúde — um cuidado essencial para a qualidade de vida. E o mesmo vale para as crianças!

Nos prédios convencionais de apartamentos, os pequenos costumam ficar presos dentro de casa por falta de opções seguras para atividades físicas. Naturalmente, o uso de aparelhos eletrônicos se torna excessivo, o que compromete a saúde e a socialização infantil. Nos condomínios fechados, podem correr, jogar bola, nadar etc.

6. Bem-estar das crianças

Você já percebeu que o condomínio familiar é a melhor opção para quem tem filhos, não é? Já falamos aqui sobre as opções de lazer e a possibilidade de brincar com muito mais segurança. Essas questões são centrais na vida de quem tem crianças em casa ou pretende aumentar a família.

Além disso, os condomínios arborizados possibilitam às crianças a liberdade de se desenvolverem fora das paredes do apartamento, de fazer piqueniques, de descobrir plantas e animais da região, além de desenvolver a consciência do bom uso do meio ambiente. Tudo isso contribui muito para o crescimento saudável.

A existência de playground infantil e brinquedotecas para os menores também agrada muito os pais interessados no bem-estar de seus filhos. Esses recursos garantem que a criança consiga se divertir sempre, sem ocasionar preocupações excessivas nos pais, pois sabem que os pequenos estão em um local seguro e próximo.

7. Praticidade no dia a dia

A palavra de ordem da atualidade é praticidade! Principalmente no que se refere aos afazeres domésticos, estamos sempre buscando formas de otimizar nosso tempo, não é? Os condomínios fechados são excelentes nesse sentido. Por exemplo, você nunca mais terá que se preocupar em aparar a grama do jardim.

As áreas comuns estão sempre com a pintura em dia, as luzes noturnas passam por constantes revisões, as dedetização contra insetos são periódicas — não parece um sonho? Você nem mesmo precisa se preocupar com os dias certos para colocar o lixo na rua, já que normalmente há áreas próprias para isso, que ficam abertas integralmente.

Todas as instalações externas têm manutenção preventiva e, caso precise consertar o chuveiro de casa, certamente o síndico conhece um contato de confiança. Para completar, você nunca mais vai ter que lidar com encomendas que voltarão com o transportador porque o “destinatário estava ausente”.

8. Convivência social

Por conta da lógica de construção dos prédios e residências das metrópoles, é comum que a convivência entre vizinhos seja menos frequente e aquele sentimento de comunidade seja deixado de lado. Não espanta que, nas grandes cidades, pessoas que moram na mesma rua nem se conheçam.

Em um condomínio fechado, é como se uma pequena cidade existisse ali. As pessoas se encontram mais, dividem assuntos em comum e participam de eventos internos. Enfim, têm uma realidade compartilhada. Isso incentiva a convivência saudável e resgata o aconchego de estar entre conhecidos. É uma chance e tanto de fazer novas amizades!

As crianças vizinhas brincam juntas e crescem sempre perto umas das outras. Dessa forma, os pais ficam mais tranquilos por conhecerem bem as amizades de seus filhos. E o melhor: a convivência com os outros moradores não compromete em nada sua privacidade, visto que os lares são completamente independentes uns dos outros.

Tendo em vista que as despesas são divididas entre eles, conta-se com a possibilidade de investir em segurança e lazer. Desse modo, o condomínio familiar é capaz de entregar aos moradores mais qualidade de vida e satisfação em viver ali. É uma fonte de sossego dentro da movimentação da cidade.

9. Ótimo custo-benefício

Agora, se você está pensando que todas essas vantagens elevam o preço do imóvel às alturas, não precisa se preocupar! O condomínio familiar é uma das opções de moradia com melhor custo-benefício. Basta colocar os números no papel para perceber que o investimento é extremamente vantajoso.

Afinal, como dissemos acima, você não precisa se preocupar com a segurança, encontra tudo o que precisa com facilidade, tem a oportunidade de oferecer mais liberdade a seus filhos e, muitas vezes, pode ainda curtir o contato com a natureza. Ou seja, as condições de vida são muito melhores!

Já em relação às áreas de lazer, a economia é muito grande, o que acaba convergindo para uma otimização ainda maior do custo-benefício. Por exemplo, alguns condomínios têm aulas de zumba, pilates, natação etc., por mensalidades muito simbólicas ou apenas com a exigência de uma taxa de matrícula. Assim, é mais fácil manter o orçamento familiar em ordem!

10. Valorização do imóvel

Como você deve imaginar, muitos fatores influenciam o valor de venda de um imóvel, como a localização, o tamanho do apartamento, entre outros. Agora, tendo em vista o crescimento da procura por condomínios fechados e a existência de inúmeras facilidades nesses locais, não é difícil imaginar que a tendência é de valorização, não é?

Cada vez mais as pessoas estão priorizando moradias que possibilitem o bem-estar cotidiano e a tranquilidade de uma pequena “cidade” calma e segura, inserida nos mais agitados centros urbanos. Então, se precisar ou quiser se desfazer do imóvel no futuro, provavelmente alcançará lucro significativo.

Viu só quantas vantagens? A calmaria de um condomínio familiar é exatamente a solução que você precisa para levar uma vida mais leve e para estar mais próximo de sua família e de seus amigos. Além de ter mais tempo para cuidar de si mesmo e contar com as melhores condições de infraestrutura para os moradores.

Está esperando o que para buscar o condomínio ideal para sua família e ter muito mais qualidade de vida? Então, entre em contato conosco e conheça nossos empreendimentos!

Guia completo da construção de um apartamento da planta até a entrega das chavesPowered by Rock Convert
Você pode gostar
Veja as vantagens de ter um espaço pet no seu condomínio
Opções de lazer para fazer com a família em Fortaleza

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This