Bem estar

Qualidade de vida: 8 dicas para aproveitar o tempo com os filhos em casa

Nos dias de hoje, quem não gostaria de melhorar a qualidade de vida e aproveitar melhor o tempo com os filhos? Muita gente tem esse desejo, não é mesmo? No entanto, com a vida corrida, cheia de compromissos e preocupações, torna-se um pouco mais difícil dedicar algumas horas para nós e, principalmente, para nossa família.

No entanto, é necessário ter momentos agradáveis com quem amamos. Isso não pode ser deixado de lado, pois sabemos que é uma tarefa de grande importância. São períodos como esses que garantem maior proximidade com os filhos, com o companheiro e com a família de modo geral, e nos trazem ânimo e disposição para prosseguirmos com tranquilidade nos afazeres cotidianos.

Para conseguirmos resgatar esses momentos, não é preciso fazer sacrifícios ou abrir mão das conquistas profissionais: basta organização e saber que priorizar o que é mais importante.

E para ajudar você, preparamos algumas dicas de como aproveitar o tempo com os filhos em casa, com tranquilidade e sem precisar sair para procurar diversão. Confira!

1. Cozinhem juntos

Uma boa ideia para propor é cozinhar. A criançada adora colocar a mão na massa, usar a criatividade e preparar várias receitas. Além disso, essa atividade faz com que se familiarizem com as tarefas domésticas.

Algumas ideias de receitas fáceis para as crianças começarem são as saladas de frutas ou docinhos que não vão ao fogo. Conforme a criança for crescendo, vocês podem aprimorar as receitas, fazendo bolos ou pratos para o jantar, por exemplo. Mas é importante manter sempre a atenção aos perigos do fogo e objetos cortantes.

2. Façam a noite do pijama

Uma boa festa do pijama é diversão garantida e pode ser realizada tanto somente entre a família quanto junto aos amigos. O importante é planejar atividades conforme a idade dos pequenos e deixar que se entretenham.

Espalhe colchões pelo quarto ou sala e divirtam-se: dancem, cantem, contem histórias, façam uma sessão de filme e pipoca, escolham a brincadeira que mais agrada e aproveitem. Na manhã seguinte, tenham um café da manhã reforçado e delicioso, com pães, bolos, frutas, sucos e tudo mais que gostarem.

Durante a noite, faça com que esse momento seja inesquecível: tire fotos de todos que participaram para que guardem de recordação e sempre se lembrem desse momento.

3. Invista em jogos de tabuleiro

Que tal trocar os jogos eletrônicos pelos de tabuleiro? Essa pode ser uma alternativa para que toda a família participe da diversão e melhore a qualidade de vida na casa. Vocês podem, inclusive, criar um torneio entre todos os participantes.

Esse tipo de jogo ajuda a desenvolver o raciocínio, o pensamento crítico, a paciência e a habilidade, além de proporcionar muita alegria e entusiasmo na garotada.

Existem vários jogos que você pode investir para divertir não só os filhos, mas toda a família — sendo necessário observar a idade para a qual ele é recomendado e, assim, garantir a participação de todos.

4. Acampem dentro de casa

Que criança nunca quis fazer uma cabana para brincar de acampamento? A grande maioria ama essa brincadeira. É possível fazer um acampamento dentro de casa mesmo, para aproveitar as férias ou o fim de semana.

Se você não tem barracas para acampamento, não tem problema: separe um lençol bem grande, prenda-o nos móveis e faça seu próprio “acampadentro”. Coloque colchões ou sacos de dormir e está pronto! Solte a imaginação e façam tudo como se realmente estivessem acampando bem longe de casa.

5. Inventem seus próprios brinquedos

Alguns brinquedos não precisam ser comprados prontos. A própria criança pode criá-los com você e, assim, deixá-los com o seu estilo e se tornar uma recordação muito boa.

Durante as férias, vários brinquedos como esses podem ser feitos, proporcionando momentos muito agradáveis e criativos. Algumas ideias do que fazer são jogos de memória, brinquedos de sucata e roupinhas para bonecas, entre muitas outras.

Lembre-se de que o importante é deixar a imaginação rolar e curtir esse tempinho juntos, então escolham o que querem fazer e divirtam-se ao máximo.

6. Contem histórias

Contar histórias vai bem em qualquer momento, e a dica aqui é, além de narrar para as crianças, deixar que elas também inventem suas próprias histórias. Existem várias maneiras de se fazer essa atividade de forma divertida e entusiasmante.

Pode ser por meio de livros, reservando uma noite para leitura de vários deles. Outra opção muito interessante é selecionar fotos antigas de família e contar sobre aquela época. Vocês também podem montar um livro de histórias de aventura ou suspense, com recortes de revistas ou desenhos feito pelas crianças.

Quem quiser ir ainda mais a fundo nessa atividade, vale criar fantasias e assim encenar uma história, criando um momento mágico e de muita alegria.

7. Sejam artistas por um dia

Brincadeiras de arte são ótimas. Além de proporcionarem aprendizado e desenvolvimento, são muito alegres e capazes de envolver crianças de várias idades e adultos também.

Separe um cantinho da casa para esse tipo de atividade e deixe ali diversos materiais de arte. De tempos em tempos, tenham um dia de artistas. Vocês podem fazer trabalhos com argila, pinturas e colagens, criando quadros, porta-retratos, entre outros.

8. Façam brincadeiras da sua infância

Lembra de quando você era criança e se divertia muito com as brincadeiras do seu tempo? Então por que não ensiná-las aos seus filhos? Algumas são clássicas e as crianças de hoje em dia conhecem muito bem; outras, porém, não são tão lembradas e podem ser novidade para elas.

Faça uma lista com todas as brincadeiras de que você se recorda e reserve um dia para fazê-las com a garotada. Alguns exemplos são:

  • morto-vivo;

  • estátua;

  • mímica;

  • pular corda;

  • dança das cadeiras;

  • pular elástico;

  • bambolê;

  • amarelinha;

  • o mestre mandou;

  • cinco-marias;

  • pega-varetas;

  • forca;

  • queimada;

  • pula-carniça;

  • passa-anel;

  • pique-bandeira.

Para ter bons momentos e qualidade de vida junto com os filhos não é preciso muita coisa, o importante é reservar um tempinho exclusivo para dar atenção e carinho a eles.

Gostou das dicas? Então compartilhe em suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem essas ideias e aproveitarem melhor o tempo com as crianças!

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This