Meu imóvel

Por que você deveria morar em um condomínio?

A busca por maior conforto, comodidade e segurança têm feito muitas pessoas cogitarem a possibilidade de morar em um condomínio. A praticidade em acessar uma série de benefícios e serviços, que vão desde segurança até localização, faz com que esse modelo habitacional ganhe cada vez mais adeptos.

Além disso, o formato tradicional de condomínio de casas em regiões afastadas tem evoluído para habitações verticais que são construídas em áreas estratégicas de grandes centros urbanos. Assim, é possível unir localização com diversas outras vantagens que mostraremos neste post.

Continue lendo para conhecer, agora mesmo, alguns dos principais motivos pelos quais morar em um condomínio pode ser a melhor opção para você e sua família. Confira!

Segurança

Uma das questões essenciais que passam pela cabeça de quem pensa em morar em um condomínio é a segurança. A falta de proteção em bairros residenciais tem feito com que essa preocupação seja um fator comum para quem busca esse tipo de moradia.

Mesmo que essa mudança para novos ares não garanta 100% de segurança, um maior controle e uma vigilância mais organizada oferecem mais tranquilidade ao morador, se comparado a um bairro urbano comum.

Dentre as medidas de segurança adotadas pela maioria dos condomínios estão:

  • controle dos visitantes que entram e saem, por meio de identificação e registro pessoal;

  • câmeras de segurança 24 horas, sobretudo na entrada e saída do condomínio;

  • guarita de proteção.

Outros condomínios podem incluir ainda câmeras nas vias de trânsito, rede de proteção familiar integrada com a Polícia Militar e diversas outras formas de trazer mais segurança aos seus habitantes. Ao pesquisar por um condomínio para morar, procure avaliar quais são as medidas tomadas nesse sentido.

Opções de lazer

Quem tem filhos, com certeza, gosta bastante dessa opção, já que a maioria dos condomínios dispõem de parquinhos, piscinas, praças, entre outras opções de áreas de lazer. Somando esse fator ao quesito segurança citado no tópico acima, os pais têm muito mais tranquilidade para deixar seus filhos brincando sem precisarem de uma supervisão constante por parte deles.

E claro, não só as crianças podem usufruir desses espaços. Existem também pistas de caminhada, ciclovias e, em alguns condomínios, até bosque com vegetação nativa, proporcionando uma grande variedade de opções para prática de atividades físicas e de lazer, contemplando todas as faixas etárias.

Tranquilidade

Quem mora em um bairro residencial sabe como é incômodo ser abordado por propagandistas dos mais diversos tipos. Se isso não fosse o suficiente, existe ainda o inconveniente de pessoas que não respeitam o espaço público e colocam música alta ou mesmo sujam o ambiente sem se importar nem um pouco com quem está ao redor.

Ainda que essas situações também possam acontecer dentro de um condomínio, o estabelecimento de regras por meio de um estatuto próprio, além das reuniões periódicas para discutir questões que são do interesse de todos, tendem a diminuir esse tipo de inconvenientes. Em um bairro comum, isso dificilmente acontece e a tendência é que esses problemas sejam tolerados por falta de opção.

Contato com a natureza

Morando em um grande centro urbano, provavelmente, você já sentiu falta de ter mais contato com a natureza, não é mesmo? Em especial, esse pensamento já deve ter vindo mais fortemente à sua cabeça naquele dia estressante, no qual você ficou preso no trânsito entre o barulho das buzinas e a poluição dos carros.

Como dissemos, boa parte dos condomínios possui uma área verde preservada, ou mesmo um bosque cultivado, que ajuda a melhor climatizar o local e oferece uma opção a mais de lazer para os moradores. E afinal, quem não quer morar em um local com o ar mais puro?

Integração familiar

Com todo esse clima de paz e sossego, a vida familiar também melhora (e muito!). Com maior tranquilidade para deixar os filhos brincando nos espaços de lazer, e com a vida mais organizada pelas comodidades oferecidas pelo condomínio, sobra mais tempo para a vida familiar.

Fora deles, a dificuldade em conciliar trabalho, lazer e vida pessoal pode ser bastante difícil. Ao estar em local seguro, confortável e bem localizado, sobra tempo e espaço para desfrutar de bons momentos com a família.

Comodidade

Cada vez mais as construtoras têm se preocupado em projetar condomínios em pontos estratégicos, já que não basta oferecer segurança e tranquilidade se as pessoas estiverem isoladas de facilidades como mercados, farmácias, escolas etc.

A grande vantagem disso é que morar em um condomínio não mais significa se isolar das pessoas e ficar distante do local de trabalho. Essa nova maneira de viver consegue conciliar os diversos benefícios que citamos até agora com uma boa localização.

O maior contato entre os moradores, como pode acontecer em um condomínio vertical, também possibilita novas amizades e maior interação entre as crianças, por exemplo. Esse tipo de situação dificilmente acontece em um condomínio de casas, onde o isolamento costuma ser maior. Portanto, essa facilidade de interação acaba sendo mais uma comodidade para as pessoas.

Espaço para receber os amigos

Pela soma dos vários quesitos citados, como tranquilidade, segurança, espaços de lazer, entre outros, ao morar em um condomínio, você terá o lugar ideal para receber os amigos.

Por conta da questão da falta de espaço nos quais muitas pessoas vivem, nem sempre é fácil dar uma festa ou fazer uma reunião com as pessoas que você gosta, na medida em que não existe um lugar adequado para recebê-los. Morando em um condomínio, esse quesito fica mais fácil de ser resolvido, na medida em que não faltarão nem espaço nem comodidade.

A possibilidade de realizar esse encontro no salão de festas ou mesmo em outras áreas compartilhadas, como parques, bosques e praças internas, traz a oportunidade de enriquecer a vida social dos moradores. Em festas de crianças, isso representa até mesmo uma economia, já que não há necessidade em alugar um salão de festas para celebrar um aniversário, por exemplo.

Então, agora que você já conhece todas as vantagens de morar em um condomínio, aproveite para assinar nossa newsletter e receba vários outros conteúdos como este direto na sua caixa de entrada!

Você pode gostar
Como e quando decidir comprar o próprio apartamento?
Primeira casa própria: tudo que você precisa saber

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This