Meu imóvel

Aprenda a escolher o tamanho de apartamento ideal para a família

A compra de um novo imóvel é uma experiência única, não é mesmo? Ela inflige vários sentimentos e expectativas, pois, essa não é um tipo de compra que se faz todo dia. Por isso, todo cuidado é pouco, já que uma escolha feita de maneira errada poderá ser difícil de ser consertada.

Logo, recomenda-se às pessoas ter atenção redobrada aos mais diversos aspectos de sua futura residência. Sendo que uma das características mais importantes é o tamanho de apartamento, visto que ele deverá ser adequado às demandas e às necessidades que você e sua família possui.

O seu próximo imóvel deverá se adequar à sua rotina e ao seu estilo de vida, não o contrário. Em vista disso, antes de realizar a compra, é preciso considerar vários fatores — que vão desde a forma que você pretende morar no apartamento, até o número de quartos — para ter certeza de sua decisão.

Sendo assim, continue a leitura deste artigo para que você entenda melhor como identificar qual será o tamanho de apartamento ideal para você.

Escolha um tamanho de apartamento adequado ao número de pessoas

Quando você procura um imóvel para comprar, você se preocupa com o conforto das pessoas que morarão nele com você? Se a sua resposta for sim, com certeza, esse fator influenciará no tamanho de seu futuro apartamento.

Se o seu desejo seja por morar sozinho, é bem provável que um pequeno apartamento de apenas um quarto atenderá às suas necessidades. Contudo, se você procura um lar para viver com o seu cônjuge e um filho, será necessário encontrar um imóvel com mais quartos.

Como será discutido a seguir, preveja a probabilidade de que ocorra o aumento do número de moradores, como o nascimento de um novo filho ou a mudança de um ente idoso. Caso exista essa possibilidade, o melhor é adquirir um apartamento com um quarto extra.

Defina os seus planos de vida

Você sabia que para cada tipo de família existe uma categoria de apartamento ideal? Um bom imóvel para uma pessoa solteira é completamente diferente daquele que é perfeito para um casal com filhos pequenos. Esse fato é bastante conhecido, no entanto, as pessoas esquecem que as famílias mudam com o passar do tempo.

Para um casal de recém-casados, uma pequena quitinete com apenas um quarto pode ser adequado ao seu estilo de vida. Porém, se esse mesmo casal desejar ter filhos depois de alguns anos? Provavelmente, eles terão que encontrar um lar mais adequado para sua família em crescimento.

Portanto, é preciso estabelecer um planejamento familiar para definir qual é o tamanho de apartamento ideal para as suas necessidades. Dessa maneira, caso exista a vontade de ter mais filhos ou na probabilidade de que um parente idoso venha a residir com você, pense em um imóvel com um número maior de quartos.

Outro ponto importante a ser analisado é o tempo que você pretende viver nessa residência. Caso o seu desejo seja morar nela por apenas alguns poucos anos, pode ser uma boa ideia comprar um apartamento pequeno para ser usado como entrada na aquisição de um maior.

Todavia, se o seu plano seja por envelhecer nessa casa, a melhor solução é encontrar uma que consiga atender às suas necessidades em todos os estágios de sua vida. Como o nascimento e o crescimento dos filhos.

Saiba quais são as necessidades de acordo com a idade do morador

Outro ponto importante a ser avaliado é a faixa etária dos futuros moradores. Caso você possua filhos, lembre-se que crianças pequenas possuem necessidades diferentes das encontradas em adolescentes.

Enquanto pequenos, é comum que os filhos não se importem em dividir um quarto. Entretanto, ao crescerem e atingir a puberdade, eles demandam mais privacidade. Principalmente se eles possuírem sexos opostos.

Em situações como essas, será bom considerar um apartamento que permita cada filho ter um quarto separado.

Caso você more com algum idoso, não se pode esquecer que o imóvel deverá permitir que ele possua uma acessibilidade mais facilitada. Isso também deverá ser considerado caso exista alguém com algum tipo de necessidade especial.

Tenha espaço para trabalhar em casa

Com a evolução das comunicações e das relações empregatícias, está se tornando cada vez mais comum as pessoas trabalharem em casa. Além dos profissionais liberais, autônomos ou empreendedores digitais, muitos trabalhadores costumam trazer para casa algumas de suas obrigações.

Caso o home office faça parte de sua rotina, não se esqueça de considerá-lo em sua escolha. Dessa forma, decida por um apartamento com cômodo extra para ser usado como escritório. Assim, você terá mais tranquilidade, privacidade e silêncio para desenvolver suas tarefas diárias.

Considere o seu estilo de vida

Sem dúvida nenhuma, o seu estilo de vida é um dos principais fatores que influenciarão na sua decisão. Já que o apartamento deverá se adequar ao morador, é imprescindível escolher um que lhe permita realizar todas as atividades que você deseja.

Caso você goste de receber amigos para fazer uma festinha ou tomar um bom vinho, será necessário considerar um imóvel que possua uma sala ampla ou, até mesmo, uma varanda gourmet. Imagine o quanto será desconfortável receber a sua turma em um espaço pequeno.

Agora, se a sua rotina lhe obriga estar sempre viajando e, por isso, passa  pouco tempo em casa, talvez sua melhor opção seja adquirir um apartamento compacto e que seja prático.

O seu bichinho de estimação também precisa de conforto

É cada vez mais comum que as famílias possuam algum animal de estimação. Se esse for o seu caso ou você deseja adquirir um, é preciso considerar um imóvel que possua um bom espaço para ele.

Da mesma forma que você precisa de espaço para se sentir confortável, você também deverá considerar o bem-estar de seu bichinho. Mas, lembre-se, existem algumas raças de cães que não são adequadas para se ter em um apartamento. Por esse motivo, considere qual é a área ideal para que o seu cãozinho possa viver.

Seja qual for a sua prioridade ou seu estilo de vida, o importante é conseguir definir qual deverá ser o tamanho de apartamento ideal para você e sua família. Dessa maneira, será possível viver com uma boa qualidade de vida, além de ficar satisfeito com um imóvel que, provavelmente, foi comprado com muita determinação e que será o seu lar por vários anos.

Caso você tenha gostado deste artigo e gostaria de receber em primeira mão mais conteúdos como este, curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram! Até a próxima!

Você pode gostar
Investimento imobiliário em Fortaleza: tire suas dúvidas!
Entenda como é avaliada a renda para financiamento

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This