Bem estar

8 opções de lazer para fazer com a família em Fortaleza

Fortaleza é linda e conta com muitas opções de diversão. Visitantes de todo o mundo se encantam pela capital cearense e fazem com que o turismo seja uma das grandes atividades econômicas da região.

Mas e você, que mora na cidade? Será que sabe aproveitar o potencial de lazer e entretenimento que está bem pertinho de você e de sua família?

Muitas vezes, com a rotina intensa do dia a dia, planejamos viagens e nos esquecemos dos atrativos de nossa própria cidade. Por isso, para lhe ajudar a desfrutar de tudo o que esse lugar incrível oferece, fizemos uma lista com 8 excelentes alternativas de lazer com a família em Fortaleza. 

Entre restaurantes, parques aquáticos, praias, passeios ecológicos e programas culturais, o que não falta é opção. Então, continue a leitura e acompanhe nossas dicas!

Passeios para quem curte o contato com a natureza 

Uma cidade com um mar imenso e áreas verdes oferece passeios acessíveis e interessantes dentro do próprio centro urbano. Veja só: 

1. Parque Ecopoint

Este parque está localizado bem no centro de Fortaleza. Ele conta com uma vasta área verde, zoológico, fazendinha e atividades como passeio a cavalo e arvorismo, além do contato com a horticultura.

Os visitantes também contam com campo de futebol e atrações artísticas, sendo que os pequenos têm uma piscina infantil à disposição. Os ingressos são adquiridos no site ou no próprio local. 

Endereço: Avenida Senador Fernandes Távora, 387 — Jóquei Clube.

2. Engenhoca Parque 

O Engenhoca é uma ótima combinação entre cultura e ecologia. Localizado em Aquiraz, o parque oferece diversão e atividades para toda a família: desde os pequenos até os adultos. 

Entre as atrações, estão: tirolesa, arvorismo, fazendinha, viveiro de pássaros, campos de golfe, trilha ecológica e caiaque. O destaque do local é o museu do engenho colonial, que, de forma atrativa, retrata a história dos engenhos e do Brasil. 

Endereço: Rua Raimundo Coelho, 200 — Aquiraz. 

3. Parque do Cocó

Quem deseja conhecer exemplares da flora típica da região de Fortaleza não deve deixar de ir ao Parque do Cocó. O local tem uma extensa área coberta com mata nativa e os visitantes podem fazer uma trilha ecológica, acompanhada por guias, durante o dia e a noite. 

E mais: são disponibilizados bosques, quadras, lanchonetes e áreas para eventos diversos. A entrada é gratuita, mas é preciso consultar o valor dos ingressos para os eventos. 

Endereço: Avenida Padre Antônio Tomas, s/n — Cocó. 

 4. IPark 

O local também é conhecido como Museu da Cachaça e tem boas opções de atividades. Para os que gostam de aventuras na natureza, esse é um passeio imperdível. Lá você encontra:

  • arvorismo;
  • arco e flecha;
  • banho de açude;
  • tirolesa;
  • paintball;
  • passeio de pônei;
  • wakeboard;
  • banana boat;
  • passeio de charrete, entre outros.

E os pequenos também podem participar da diversão: a estrutura conta com uma fazendinha. Além dessas atrações, o público tem acesso ao Museu da Cachaça e a um passeio de jardineira pelo parque. 

Endereço: Estrada da Ypioca, s/n — Maranguape. 

Passeios para um dia de sol 

Nos dias quentes, em que você quer fugir da rotina de praia, que tal um parque aquático? Bem perto de Fortaleza, na região metropolitana, estão as melhores opções. Confira: 

5. Beach Park

O Beach Park é o maior parque aquático do Brasil e fica a poucos quilômetros de Fortaleza. Com uma estrutura sofisticada e de alta qualidade, o local agrada a visitantes de todas as idades. 

São diversos toboáguas, piscinas e playgrounds aquáticos que garantem muita diversão. O parque faz parte da rota de muitos turistas. E você, que mora em Fortaleza, não pode perder. 

Endereço: Rua Porto das Dunas, 2734, Porto das Dunas — Aquiraz.

6. Passeio de veleiro na orla da praia

As praias de Fortaleza são donas de uma beleza ímpar. Apreciar essas paisagens traz boas energias e mais qualidade de vida. Para variar um pouco as tradicionais caminhadas, faça um passeio de veleiro com as crianças.

A atração é para toda a família, pois, além do conforto da embarcação, os pequenos podem se vestir de piratas — e tudo vira uma grande brincadeira. O veleiro contorna a baía e volta no fim da tarde, diante de um pôr do sol sensacional. 

A embarcação conta com o apoio técnico da Marinha e uma estrutura adequada. Você pode curtir tudo com bastante segurança, ok? 

Localização: os veleiros partem da Praia do Mucuripe.

Programas culturais para a família 

E, para quem curte programas culturais, o lazer com a família em Fortaleza está garantido. Há uma surpreendente diversidade de opções, mas destacamos 3 para você: 

7. Museu da Boneca de Pano

Adultos e crianças que gostam de bonecas vão se encantar pelo museu da Boneca de Pano. São vários modelos, cores e histórias. Esse também é um momento de contato com a cultura cearense, de maneira lúdica e divertida. 

O museu oferece outras atrações, como palestras e oficinas de brincadeiras populares. Trata-se de uma ótima ocasião para apresentar às crianças brinquedos manuais e divertidos, bem diferentes dos eletrônicos. 

Endereço: Rua Departamento Joel Marquês, 110 — Pici. 

8. Trenzinho da História

Passear de trenzinho já faz a diversão dos pequenos por si só. E, quando é possível conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, o passeio fica ainda mais interessante. 

O trenzinho da história é uma opção de lazer que conta com um personagem histórico local (o bode Ioiô) e um guia, passando por ruas e prédios do centro histórico. É uma união de cultura e diversão em um só passeio. A saída ocorre na porta do Centro Cultural Banco do Nordeste. 

Endereço: Rua Conde d’Eu, 560 — Centro. 

9. Planetário Rubens Azevedo

Quem não tem curiosidade de ver o céu mais de perto? No Planetário Rubens Azevedo, adultos e crianças têm a oportunidade de observar estrelas, astros e planetas mais próximos por meio de uma tecnologia de alta resolução para a exibição de imagens. 

O local é confortável, possui 80 lugares (incluindo espaços específicos para cadeirantes) e é bem refrigerado. Entre os diversos projetos, destacam-se as noites em que a lua passa para a fase quarto crescente — e os visitantes podem usar os telescópios para admirá-la. A entrada é gratuita. 

Endereço: Rua Dragão do Mar, 81 — Praia de Iracema. 

Viu só como a cidade está repleta de ótimas opções de passeios e programações? Seguindo nossas dicas de lazer com a família em Fortaleza, você poderá desfrutar melhor do tempo livre e da companhia de pessoas queridas sem ir longe. Então, aproveite e já se programe para o próximo fim de semana ou mesmo para as férias! 

Gostou do conteúdo de hoje e quer continuar aproveitando nossas dicas? Assine nossa newsletter!

Você pode gostar
5 motivos para você morar em um condomínio para famílias
Qualidade de vida: 8 dicas para aproveitar o tempo com os filhos em casa

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This