Bem estar

8 motivos para morar em Fortaleza

Para você, o que é morar bem? Essa é uma pergunta muito pessoal e, por isso, a sua resposta pode ser diferente da maioria das pessoas. No entanto, alguns fatores — como qualidade de vida — parecem ser desejos em comum entre a população. Pensando nisso, muitos optam por morar em Fortaleza.

Você está analisando a possibilidade de adquirir uma residência? Gostaria de descobrir um bom lugar para realizar esse desejo? Então, te levaremos para conhecer a capital cearense — e os 8 principais motivos para viver nessa cidade maravilhosa. Acompanhe!

1. Custo de vida acessível

De acordo com uma pesquisa divulgada pela revista Veja, Fortaleza aparece na 13ª posição como uma das cidades brasileiras mais caras para se viver. Essa informação pode assustar, não é mesmo?

Porém, ao analisarmos com maior atenção, veremos que viver na capital do Ceará é mais barato do que morar em municípios como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Fatores como alimentação, transporte, saúde e educação devem ser levados em conta e a capital cearense se mantém abaixo da média de custo de vida encontrada na maioria das cidades brasileiras.

2. Lugar ideal para a família

Com certeza, todo mundo deseja morar com a sua família em um lugar que tenha boas condições de infraestrutura. E em Fortaleza você encontra isso.

De acordo com o estudo Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil, feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), esse município tem um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), chegando a pontuar 0,732 — e ficando muito acima de outras capitais brasileiras.

Para se chegar a essa nota, são avaliados vários fatores importantes que influenciam na qualidade de vida da população. Por esse motivo, muitas famílias decidem criar seus filhos em Fortaleza.

Além disso, a grande quantidade de condomínios na região facilita a segurança de seus moradores. Desse modo, alguns se sentem mais protegidos ao viverem com seus familiares nesses residenciais.

3. Inúmeras belezas naturais

Quando você ouve falar em Fortaleza, logo vem à mente as paisagens paradisíacas encontradas ali. Por esse motivo, a bela cidade atrai muitos visitantes. E, de fato, morar nessa metrópole é como viver em um cartão-postal.

Sendo assim, os que têm o privilégio de residir na capital cearense podem usufruir de praias cinematográficas e belas serras. Devido ao clima quente que predomina na região, é possível frequentar as belezas locais na maior parte do ano.

Além das praias, os visitantes ficam encantados com os inúmeros parques naturais de Fortaleza. Esses ambientes agradáveis fazem as pessoas esquecerem que vivem em uma grande área urbana.

4. Acesso à cultura

Há, ainda, outro motivo para você comprar um imóvel em Fortaleza: a cultura regional. É muito interessante, tanto para os adultos quanto para as crianças, viver em um local culturalmente rico, não acha?

Um ambiente assim enriquece a vida. A vocação artística e cultural da cidade é vista em todo lugar — nas praças, nas ruas, nos restaurantes etc. Inclusive, existe um local dedicado para esse universo: o Centro do Dragão do Mar de Arte e Cultura.

São realizados eventos de música, cinema e dança no espaço cultural. E ainda é possível encontrar o museu de arte contemporânea e um planetário por lá.

5. Educação de qualidade

Para quem possui filhos em idade escolar, é muito importante morar próximo a boas escolas e universidades. Em Fortaleza, há excelentes instituições de ensino.

A Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, é a segunda instituição de ensino superior mais desejada pelos estudantes brasileiros. Em 2016, mais de 160 mil pessoas disputaram uma vaga por lá.

No entanto, Fortaleza abriga também outras instituições de renome, como: a Universidade Federal de Integração Luso-Afro-Brasileira (UNILAB) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Além disso, a cidade tem ótimas escolas e faculdades particulares: tanto que, na edição 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 4 colégios de Fortaleza ficaram entre os 10 melhores do Brasil.

6. Excelente investimento

Segundo a coluna Brasil Econômico, do site IG, Fortaleza é um dos municípios em que houve uma valorização do metro quadrado no Brasil. Essa é uma boa notícia para quem deseja comprar um imóvel na região.

Caso o desejo do proprietário seja vender a residência no futuro, ele terá bons lucros. Por outro lado, se o objetivo é alugar a moradia, é possível conseguir um valor mais alto pela locação.

7. Bastante qualidade de vida

Embora a capital do Ceará enfrente o problema da mobilidade urbana, que é comum nas cidades brasileiras, ela está se esforçando para superar essa dificuldade. Um exemplo disso é o metrô. Em Fortaleza, esse meio de transporte possui 32 estações e 48,6 km de extensão — e há projetos para a sua expansão.

Outro transporte que está facilitando a vida dos moradores da região é o BRT (Bus Rapid Transit), que tem integração com o metrô. Dessa forma, os moradores conseguem se deslocar com maior rapidez pela metrópole.

Algo que contribui também para o aumento da qualidade de vida da população é praticar esportes ao ar livre, como ciclismo, skate, patinação, vôlei etc. Não há como negar que as praias da região incentivam ainda mais os hábitos saudáveis das pessoas.

8. Bom sistema de saúde

O sistema de saúde é outro requisito importante para que um lugar seja ideal para comprar uma moradia. Em Fortaleza, há bons hospitais — entre eles, podemos citar: Monte Klinikum, São Mateus, São Carlos e Unimed.

Recentemente, uma matéria mostrou que o Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), na capital cearense, conseguiu superar o Albert Einstein em números de transplantes realizados. Esse é um ótimo indicativo de que a rede de saúde da cidade está se esforçando para fornecer bons tratamentos médicos.

 

Diante de todos esses fatos, não se pode negar: viver em Fortaleza é uma ótima opção. Então, você não tem mais motivos para deixar de realizar seu sonho e adquirir um imóvel nessa cidade. Se fizer isso, pode ter certeza de que morará em um lugar pelo qual se apaixonará.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu ver os benefícios de morar em Fortaleza? Para continuar acessando conteúdos interessantes, siga-nos nas redes sociais, estamos no FacebookYouTube e Google +!

Você pode gostar
Qualidade de vida: 8 dicas para aproveitar o tempo com os filhos em casa
Saiba onde morar em Fortaleza
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu Comentário*

Seu Nome*
Seu Site

Share This